O Festival Teatro em Movimento apresenta o espetáculo “Luta”, dentro da programação do festival de inverno da cidade, dia 19 de julho, em única apresentação no dia 19 de julho, sexta-feira, às 20h.
A peça tem direção e dramaturgia de Cléo Magalhães, Marina Viana e João Santos (autor de “Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete”).
“Luta” é um espetáculo criado para e com Teuda Bara, atriz com mais de 40 anos nas artes cênicas.
A montagem passa pelas suas memórias, ficcionalizando sua história, cria imagens, conta casos e elege a Luta como alegoria para o teatro e a própria vida.
Em “Luta”, o palco se torna um ringue para que essa mulher possa contar sua história.
Ela não domina o tempo, mas já o conhece com intimidade: se prepara, senta-se, e fala das coisas que viveu.
Com Teuda Bara, integrante e fundadora do Grupo Galpão, “Luta”, a peçaparte das próprias memórias da atriz, mas subvertendo-as e ressignificando-as.
De Chacrinha a Getúlio Vargas, de Nossa Senhora do Rosário à maconha, da ditadura ao desbunde, a história de Teuda se confunde com a própria história do Brasil, sobretudo com a história do teatro brasileiro.
Se todos os dias são de Luta, este espetáculo é mais uma batalha e pretende ser menos sobre o passado do que sobre a construção de um futuro que, queiram alguns ou não queiram, há de ser iluminado.
Foto: Fabiano Lana