O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, leva a Congonhas o espetáculo “Pormenor de Ausência”, com o ator Giuseppe Oristânio e direção de Ernesto Piccolo.
A peça traz reflexões sobre os últimos anos da vida de Guimarães Rosa, fase de intensa atividade do autor, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada.
O texto é resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião.
A única apresentação acontece no Museu de Congonhas (Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 – Basílica), dia 30 de junho, domingo, às 20h, com entrada gratuita.
A saga de Guimarães Rosa para realizar o seu quase obsessivo desejo de se tornar um Imortal da Academia Brasileira de Letras é transposta para o palco na peça “Pormenor de Ausência”.
A montagem é resultado de uma pesquisa aprofundada feita pela autora Lívia Baião que se debruçou sobre os acervos de cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa.
De acordo com Lívia, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.
Em cena, está o ator Giuseppe Oristânio em uma interpretação sensivelmente humana de Guimarães.
Todas as faces do escritor são retratadas por Oristanio, como seus dilemas existenciais, sua relação com o misticismo e a religiosidade, as entrelinhas de suas obras e personagens e, claro, sua mineiridade.
Os Ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/pormenor-de-ausencia-com-giuseppe-oristanio__2517171