Em outra ação de combate a doenças endêmicas, a Prefeitura de Ouro Preto está oferecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde testes rápidos para a dengue. A ação visa não somente diagnosticar a doença, mas também proporcionar o tratamento adequado o quanto antes, contribuindo de forma significativa para a recuperação e auxílio do monitoramento das infecções.
Essa é a primeira vez que a Vigilância em Saúde do Município disponibiliza os testes. A superintendente da Vigilância Sanitária, Ana Paula Fietto, explica que o teste rápido pode ser realizado até o sétimo dia do início dos sintomas. O material é de fácil uso, não requer equipamento e detecta o antígeno circulante da dengue em amostras de sangue total.
Nestes primeiros 5 meses do ano, foram notificados 15 casos, e os exames laboratoriais confirmaram quatro deles como positivos. Mesmo com o índice larvário baixo, a Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo ações de prevenção e cuidado com a doença.
A secretária Adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, explica que o setor de Zoonose, responsável pelo controle e tratamento dos locais de reprodução do mosquito da dengue, está realizando neste período o levantamento de índice larvário na zona urbana e rural do município. “Pedimos a colaboração de todos para que recebam os agentes de endemia devidamente notificados com crachás, pois será feito vistoria nos pátios, residências, comércios e terrenos baldios para a coleta de amostras de larvas que forem encontradas”.
Prevenção à dengue
A prevenção pode ser feita com práticas simples que evitam a circulação do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas, manter ralos fechados e desentupidos, evitar acúmulo de entulho, pois podem se tornar local de foco do mosquito da dengue; denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, dor nas articulações e dor no fundo dos olhos.