Após o Ato Civil de Reabertura da Catedral Basílica Metropolitana da Nossa Senhora da Assunção de Mariana, a “Igreja da Sé”, realizado na semana passada, agora, o espaço reabre as suas portas, em um momento muito significativo, emocionante e de confraternização como o Natal.
A Catedral é um dos mais importantes monumentos religiosos e artísticos, não somente para o Estado de Minas Gerais, como também para todo o Brasil. Possui uma construção em pedra e cal em sua fachada e uma ornamentação rica em detalhes do período barroco luso-brasileiro, de meados do século XVIII. Um significativo patrimônio histórico e cultural, uma verdadeira “jóia barroca”.
A sua restauração, iniciada em 2016 e contemplada pelo Plano de Ação das Cidades Históricas e de contratos firmados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contou com intervenções estruturais e arquitetônicas e restauração de elementos artísticos, preservando a originalidade das riquezas históricas e culturais presentes na Igreja da Sé.
A entrega das obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos da Catedral por parte do IPHAN para a Arquidiocese de Mariana aconteceu na última quinta-feira (15). Agora, nesta sexta-feira (23), acontecerá a primeira celebração religiosa após o restauro e abertura oficial do espaço para os fiéis.
Confira a programação:
23/12 (Sexta-feira)
19h: Santa Missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção para a Catedral Basílica.
20h30: Entrada dos fiéis na Catedral, bênçãos, homenagens e canto solene de Ação de Graças.
22h: Apresentação do Quinteto Minas na Praça da Sé.
24/12 (Sábado)
22h: Missa Solene do Natal do Senhor e reabertura da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana.
Foto: Evelin Almeida e Marcella Pontes