Dois tremores de terra foram registrados na cidade de Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (7). Os abalos também foram sentidos por moradores de Ouro Preto, a 96 km da capital mineira.
Dados do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) apontam que os tremores atingiram 2.1º e 2.7º na escala de Richter
O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, explicou que os tremores não causaram nenhuma consequência estrutural para residências nem tão pouco para as barragens de mineração que ficam na região.
“Foi feito contato com todos os empreendedores que têm barragens no local e todos afirmaram que não houve abalo na estrutura das barragens”, afirmou.
“Tremores dessa magnitude não são raros no Brasil e geralmente acontecem todas as semanas. Não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre”, explicou uma nota do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).