Estudantes do 8º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, participaram ao longo dos meses de outubro e novembro de oficinas temáticas do Projeto Trilha Empreendedora. As oficinas, realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tiveram como objetivo abordar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto iniciado em agosto.
Estimulando habilidades como liderança, criatividade, cooperação, além de aspectos como competitividade e inovação dentro do empreendedorismo, a oficina propôs um desafio aos alunos para que desenvolvessem tarefas em grupos a partir de temas como Mão na massa; A quem admiro; Luz, câmera, ação; e A minha própria casa.
Foram disponibilizados materiais para execução da atividade e orientações sobre os procedimentos necessários. Ao longo da oficina, os estudantes ainda receberam cards de desempenho com as habilidades em que se destacaram e brinde personalizado.
Encerrando as atividades do projeto em 2022, os alunos participaram da palestra “Cortando na Alta”, com o professor universitário Cristiano Lopes, sobre empreendedorismo e motivação. O evento contou, ainda, com espetáculo de mágica e apresentação de casos de sucesso dentro do empreendedorismo.
Sobre o projeto
O projeto Trilha Empreendedora vai acompanhar 120 estudantes do 8º até o 9º ano com o objetivo de incentivar a cultura do empreendedorismo, o espírito de iniciativa, cooperação e criatividade. Além disso, o projeto visa fomentar o desenvolvimento local, permitindo aos alunos experiências reais na área do empreendedorismo e um intercâmbio de experiências e ideias.
“A educação empreendedora aumenta a qualidade da preparação e o número de jovens inovadores e proativos tanto para o trabalho em organizações quanto para tocar os próprios negócios. Em ambas as possibilidades, o resultado é um impacto socioeconômico”, destacou o coordenador do projeto, Carlos Magno da Silva.