Os profissionais de Itabirito ligados à educação e aos esportes, ou que tenham interesse em desenvolver ações e projetos nessas áreas, ainda podem se inscrever no projeto Trilhas do Saber. A iniciativa da Vale em parceria com o Sesi oferece, por meio de tutoriais e ciclos de formação, novas ferramentas para incentivar a prática de exercícios nas escolas e em outras áreas da comunidade.
Os participantes do projeto têm acesso a módulos em formato EAD, com vídeos e manuais técnicos, para trabalhar temáticas como paciência, respeito, solidariedade e honestidade. Os alunos aprendem também a gerir projetos e a captar recursos, garantindo, assim, a sustentabilidade das práticas. “Todos os encontros e materiais didáticos ficam disponíveis na plataforma EAD. Por isso, quem entrar agora no projeto não vai perder nenhum conteúdo”, explica Heloíza Costa, analista de Responsabilidade Social da Vale.
Em outra frente, o Trilhas do Saber realizará tutorias nas escolas para oferecer aos professores e demais profissionais ferramentas de estímulo à cidadania e de interiorização de valores indispensáveis ao protagonismo infanto-juvenil. Haverá ainda uma etapa dedicada ao fortalecimento da conexão entre famílias e redes de apoio à criança e ao adolescente, gerando momentos de trocas e discussão que ampliem a atuação da rede social esportiva nos territórios contemplados.
Heloíza explica que não é necessário se inscrever em todos os módulos para participar. “Os interessados têm liberdade para se inscrever em quantas frentes quiserem ou puderem. São diversas temáticas com cargas horárias variadas”, explica.
Aluna do projeto desde setembro, Giovana Paranhos é funcionária do Usina Esperança Futebol Clube – instituição fundada em 1932, que oferece atividades esportivas gratuitas para cerca de 120 crianças de Itabirito. Ela conta que se inscreveu no Trilhas do Saber a fim de ampliar suas ferramentas de trabalho e, assim, contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento humano das crianças atendidas. “Quero oferecer mais às crianças, além do futebol. O que mais elas podem aprender? Quero transformar minhas ideias em projetos e conseguir viabilizá-los”, explica.
Giovana participa atualmente das frentes de Aprimoramento Profissional e Elaboração de Projetos. “O módulo sobre Respeito foi especialmente interessante para mim. Ao assistir às aulas pude vislumbrar como colocar em prática no dia a dia do clube. Estou pensando em atividades voltadas para os pais, para discutir a importância de se respeitar a individualidade das crianças”, explica. Ela sabe que ainda há muito o que aprender. No ano que vem, pretende se inscrever na etapa de Fortalecimento de Redes. “Quero ir até o final, aproveitar todo o conteúdo oferecido. Estou gostando muito desse projeto, acho que chegou na hora certa, está me ajudando demais”, conclui.
Para se inscrever em uma ou mais frentes do projeto Trilhas do Saber, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail csaude@fiemg.com.br ou pelo telefone (31) 97138-6475.
Conheça o programa de formação do Trilhas do Saber:
Frente de Aprimoramento Profissional
Os valores construídos na educação esportiva – reforçados pela convivência com pais e treinadores – compõem um verdadeiro campo de possibilidades de concepção e ação na prática cotidiana e de competições.
Módulos Valores do Esporte:
- Respeito
- Paciência
- Solidariedade
- Justiça
- Perseverança
- Honestidade
- Compaixão
- Gratidão
- Generosidade
- Tolerância
Módulos Psicossociais:
- Educação para saúde
- Autoestima e Identidade
- Sexualidade na vida humana
- Drogas
- Gerenciamento de conflitos
- Relações de gênero
Frente de Formação em Elaboração e Gestão de Projetos
A etapa possibilitará aos participantes um entendimento sobre os processos para elaboração e gestão de projetos em âmbito esportivo, social e cultural, assim como das possibilidades de captação de recursos através das leis de incentivo existentes ou captação de forma direta, junto a possíveis apoiadores e patrocinadores.
Módulos:
- Elaboração e gestão de projetos
- Captação de recursos
Frente Tutoria nas escolas
Nessa etapa, professores e demais profissionais têm acesso a ferramentas de estímulo à cidadania e interiorização de valores indispensáveis ao protagonismo infanto-juvenil.
Frente Fortalecimento da rede
Etapa dedicada ao fortalecimento da conexão entre famílias e redes de apoio à criança e ao adolescente, gerando momentos de trocas e discussão que ampliem a atuação da rede social esportiva nos territórios contemplados.
Módulos:
- Autoconhecimento
- Respeito e empatia
- Resiliência
- Ética e cidadania
Foto: PMC