Trilhas do Saber quer fortalecer aprendizagem em Itabirito

Metodologia educacional a ser utilizada em Itabirito foi desenvolvida pela Faber-Castell, sendo inédita em Minas Gerais

Com o Programa, uma das ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Itabirito, salas de aulas se transformam em micromundos para estimular e explorar a criatividade dos alunos.
Publicidade _

A partir deste mês, professores e alunos das escolas municipais Antônio Toledo Sobrinho, Laura Queiroz, Padre Antônio Cândido e Ribeirão do Eixo terão acesso a um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais, desenvolvidas para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula.
O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa quer ser mais um aliado no processo de conhecimento ao utilizar o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell.

Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares. “Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explica o Analista de Desenvolvimento Social da Vale, patrocinadora da iniciativa, Felipe Faria.

Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, completa Faria.

Publicidade
_

O programa estimula a transformação das salas de aula em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas, seja em uma uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com participação ativa dos estudantes.
Trilhas do Saber Esporte e Lazer

O Trilhas do Saber também atua para o fortalecimento das práticas de Esporte e Lazer em Itabirito, em parceria com o Sesi, para auxiliar educadores e profissionais que atuam no atendimento direto a projetos esportivos, tanto em escolas particulares ou públicas.

Por meio de tutoriais e ciclos de formação, o projeto aborda temas como paciência, respeito, solidariedade e honestidade; gestão de projetos e captação de recursos; e fortalecimento de redes. Para se inscrever em uma ou mais frentes do Trilhas do Saber Esporte e Lazer, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail csaude@fiemg.com.br ou pelo telefone (31) 97138-6475.
Ambos projetos são ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Itabirito.

Foto: Fabel-Castell

Publicidade