A peça de animação para adultos, que retrata o amor e outras temáticas relacionadas à velhice, é gratuita e acontece nos dias 13 e 15 de setembro, na Casa da Ópera, em Ouro Preto, e no Galpão Cine Horto, em BH.
Além de celebrar os 20 anos da companhia, a turnê também conta com a realização de uma oficina em Ouro Preto.
Em Ouro Preto, a peça será encenada no dia 13 de setembro, às 20h, na Casa da Ópera. Em Belo Horizonte, o espetáculo acontece no dia 15 de setembro, às 19h, no Galpão Cine Horto.
Com direção conjunta e elenco composto pelos atores-manipuladores Katiane Negrão e Dico Ferreira, “Tropeço” recria, através das mãos dos atores, o cotidiano de duas idosas que vivem juntas.
O espetáculo conta com audiodescrição ao vivo e os ingressos são gratuitos. Mais
A oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação” será ministrada no dia 12 de setembro, às 14h, na Fundação de Arte de Ouro Preto (UFOP).
Ela é direcionada para jovens e adultos, apresenta técnicas corporais, jogos teatrais e conta com intérprete de Libras.
Para participar, os candidatos devem preencheer uma ficha de inscrição on-line.
A peça
Em um cenário à luz de velas, a peça “Tropeço” aborda temáticas como amor, solidão, divertimento, lembranças e pequenas relações do cotidiano das duas idosas em um ambiente minimalista, repleto de detalhes delicados, adequado para a atuação e exibição do virtuosismo dos atores.
Pequenos baús se transformam em mesas, cadeiras e cenário de uma história focada, principalmente, na valorização da relação de amor independente de gênero e de idade.
O texto verbalizado dá lugar aos sons da cena, ao movimento do corpo e abre a dramaturgia para interpretação do público.
Formada em 2004 com a estreia do espetáculo “Tropeço em Ouro Preto” pelos artistas Katiane Negrão e Dico Ferreira, a Tato Criação Cênica está prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas e já realizou mais de mil apresentações em 10 países e em três continentes como Ásia, Europa e Américas.
Sobre a oficina
A oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação” inclui técnicas de respiração, flexibilização, aquecimento das articulações, alinhamento, integração corpo/mente e técnicas vocais, além de jogos teatrais, técnicas de animação corporal, mímica e improvisação de cenas para a criação de roteiros.
O objetivo é oferecer aos participantes técnicas básicas do teatro de animação corporal, capacitando-os a criar personagens e improvisar cenas com foco na construção de pequenos roteiros físicos.
A oficina visa preparar os participantes com aquecimento corporal, exercitar a atenção e percepção coletiva, criar personagens com as mãos e adereços, e improvisar cenas na relação de dois personagens. O público-alvo são jovens e adultos a partir de 15 anos, preferencialmente com alguma experiência teatral, incluindo grupos de teatro locais, profissionais ou amadores, bonequeiros e estudantes da área. A seleção será feita via formulário de inscrição com carta de interesse online. Vinte por cento das vagas serão reservadas para pessoas trans e travestis. Ingressos gratuitos via: https://www.sympla.com.br/evento/tropeco/2627844
Foto: divulgação