Em meio à realização das convenções do Partido Republicano nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (15) nas redes sociais a escolha do candidato a vice para as eleições no país. O senador de Ohio J.D.
Vance vai compor a chapa para o pleito, que acontece em novembro deste ano.
“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”, disse Trump por meio da plataforma de mídia social Truth.
As atividades de campanha de Vance serão focadas em trabalhadores e agricultores em estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio e Minnesota, acrescentou Trump.
A escolha também surpreendeu o meio político, já que o senador da Flórida Marco Rubio estava cotado para assumir o posto.
O perfil do político de 52 anos poderia angariar votos para o ex-presidente entre os eleitores hispânicos dos EUA.
O anúncio acontece em meio à Convenção Nacional Republicana, onde os delegados confirmaram Trump e Vance como a chapa do partido para 2024.
Senador é próximo da família de Trump
Próximo do filho do ex-presidente, Donald Trump Jr., J.D. Vance se tornou conhecido no país ao escrever o livro The Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis (Era uma Vez um Sonho: A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana, na tradução para português), em que descreve a sua história familiar marcada pela pobreza e empregos de baixa remuneração em Middletown, em Ohio, estado marcado pelo declínio industrial nas últimas décadas.
A publicação traz ainda possíveis explicações para tradicionais eleitores democratas no país, principalmente o público ligado aos sindicatos, terem se tornado republicanos ao longo dos últimos anos.
Após se tornar ferrenho defensor de Trump, Vance alegou que as eleições de 2020, quando Biden venceu o republicano, foram fraudadas.
Em 2022, venceu o candidato democrata Tim Ryan nas eleições gerais e se conquistou a vaga como senador por Ohio em seu primeiro cargo político.
Após o atentado contra Trump no último sábado (13) na Pensilvânia, Vance saiu em defesa do republicano.
Ele chegou a culpar a campanha de Biden pelo atentado.
“Hoje não é apenas um incidente isolado. A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo, retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump”, declarou na data.
Foto: senate.gov