Ucrânia: Anunciada a evacuação de 264 combatentes da siderúrgica Azovstal

Mariupol foi completamente devastada desde a ofensiva russa contra a Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro.

Os 264 combatentes que se renderam em Azovstal permaneceram nas mãos das tropas russas.
Publicidade _

Através de um comunicado, o Ministério da Defesa russo informou sobre a abertura de um corredor humanitário para a rendição de quem está na siderúrgica Azovstal, considerada o último bastião ucraniano em Mariupol.

A Ucrânia anunciou que 264 de seus militares foram “evacuados” nesta segunda-feira(16) da siderúrgica Azovstal em Mariupol durante uma trégua acordada com o Exército russo no local, o único onde combatentes ucranianos permanecem na cidade portuária do sul controlada pela Rússia.

O vice-ministro da Defesa ucraniano, Ganna Malyar, disse que 53 dos soldados foram feridos e levados para Novoazovsk, enquanto outros 211 foram levados para Olenivka.

Publicidade
_

As duas cidades para onde os evacuados foram transferidos estão no território da província de Donetsk, onde permanece Mariupol, controlada pelas forças russas , mas depois serão “trocadas”, disse Malyar, informou a agência de notícias AFP.

Segundo as autoridades ucranianas, cerca de 1.000 soldados, incluindo 600 feridos, permanecem na siderúrgica, ao mesmo tempo que a Rússia anunciou uma trégua na siderúrgica , cercadas por suas força, para permitir evacuações.

As mulheres, crianças e idosos que se refugiaram no local foram evacuados no final de abril , graças a uma operação coordenada pelas Nações Unidas e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
A Rússia apreendeu Mariupol, localizada no Mar de Azov, no mês passado, após sitiá-la e bombardeá-la por um mês e meio.

Foto: AFP

Publicidade