Na última terça-feira (6), representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Columbia College Chicago e Loyola University Chicago se reuniram para discutir possíveis parcerias em produções cinematográficas e ações de apoio social. A Loyola University Chicago, uma instituição jesuíta, tem como missão estabelecer e transmitir valores sociais e de apoio ao próximo, com atividades e ações diretamente ligadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. A discussão foi proposta e comandada pelo professor e cineasta Miguel Silveira, e contou com a presença da reitora da Escola de Comunicação da Loyola University Chicago, Elizabeth Coffman, além de outros representantes das instituições.
Ambas as universidades são ativas em ações de impacto social e trabalham para atender minorias ou pessoas em vulnerabilidade. Durante a reunião, a UFOP apresentou sua parceria com o jornal “A Sirene”, enquanto a Loyola University Chicago trouxe as experiências da “Stateville Speaks” na Stateville Correctional Center (SCC), um presídio de segurança máxima masculino localizado em Crest Hill, Illinois, próximo a Chicago.
A reitora da Escola de Comunicação da Loyola University Chicago, Elizabeth Coffman, tem vasta experiência em produções cinematográficas e produz documentários e conteúdos audiovisuais voltados a conflitos históricos e questões sociais pertinentes ao redor do mundo. Ela explica que seus trabalhos são voltados especificamente a salvar o planeta e à proteção dos direitos dos indivíduos.
Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP, Vanderlice Sol, a reunião foi uma oportunidade de fazer trocas interculturais em uma perspectiva dialógica transdisciplinar que transcende o curso de Jornalismo, podendo envolver outros campos do saber e permitindo novos olhares e a construção de novos saberes. Ela acrescenta que “a Proex apoia as iniciativas de cooperação internacional por diversas razões, uma delas é por ser um movimento que parte do Cine Vila Rica, que é um espaço dedicado à arte, cultura e educação”.
A discussão foi produtiva e promissora, e ambas as universidades estão animadas com as possibilidades de parceria em produções cinematográficas e ações de apoio social.UFOP discute parceria internacional para produção cinematográfica