Recentemente, o Center for World University Rankings (CWUR) divulgou a edição 2023 do World University Rankings, que lista as melhores universidades do mundo. Este é o único ranking acadêmico que avalia a qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e pesquisa sem depender de informações fornecidas pelas próprias universidades. Entre as universidades federais, a UFOP ocupa a 33ª posição e sobe para a 8ª posição no ranking das federais mineiras. A UFRJ e a UFMG lideram essas duas categorias, respectivamente. Apesar da posição, a UFOP está a menos de 10 pontos das federais líderes, de acordo com a pontuação obtida.
Ao todo, 54 universidades brasileiras foram listadas no Top-10, sendo que 92,6% desse total são instituições públicas. A Universidade de São Paulo (USP) é considerada a melhor universidade do Brasil e da América Latina, ocupando a 497ª posição no ranking global. A UFOP está no Top-10 da lista, ocupando a 1835ª posição entre as primeiras 2.000 instituições analisadas de todo o mundo.
A metodologia utiliza uma pontuação de 0 a 100 estabelecida a partir da análise de sete indicadores separados em quatro categorias: educação, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. A UFOP recebeu a nota final de 66,6, mas não foram divulgadas as notas em cada um dos quesitos.
O Center for World University Rankings é uma organização de consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades com o intuito de aprimorar a educação e a pesquisa. Desde 2012, o CWUR publica este ranking, que começou como um projeto em Jidá, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo. A partir de 2019, eles passaram a divulgar as melhores duas mil entre quase 20 mil universidades em todo o mundo, tornando este o maior ranking acadêmico de universidades globais.