A vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e na Clínica da Criança de Congonhas. Até 31 de maio, podem ser vacinadas crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, professores de escolas públicas e particulares, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, trabalhadores da saúde população carcerária e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se a ocorrência de casos de gripe que variam de leve a grave, podendo até levar à morte. Hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o Mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 mil a 650 mil mortes.
A vacinação acontece nas UBS’s de 7h às 16h, inclusive durante o horário do trabalhador, que estende o funcionamento da unidade até às 19h um dia na semana, e na Clínica da Criança, de 8h às 17h.
O Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe está programado para o dia 4 de maio. Neste dia, todas as UBS’s e a Clínica da Criança estarão abertas de 8h às 17h.
Para se vacinar, é preciso levar o cartão de vacinas, o cartão do SUS e documento de identificação com foto. Portadores de doenças crônicas devem apresentar comprovante que indique a necessidade da vacina.