A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, abriu à população nesta quinta-feira (24), o Vagão do Pastel de Angu, localizado no Complexo Turístico da Praça da Estação.
O mais novo equipamento turístico do município será a principal referência para turistas e moradores que desejam degustar a iguaria.
Os mantenedores do Modo de Fazer o Pastel de Angu produzirão e comercializarão os pasteis no ambiente completamente equipado.
Turistas e moradores poderão apreciar o pastel na lanchonete do vagão ou ao ar livre, aproveitando o cenário turístico da Praça, que conta também com a arte mural de aproximadamente meio quilômetro de extensão e é um dos maiores murais do gênero da América Latina.
“O Vagão vai atender uma necessidade antiga em Itabirito: um local apropriado para a comercialização e degustação do pastel de angu, bem imaterial de grande valor histórico e cultural do município”, destacou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Melillo.
O espaço entregue aos itabiritenses pela mineradora Vale, será gerido pela Associação das Mantenedoras e Produtoras do Pastel de Angu de Itabirito (AMAPPAI) e funcionará de quinta-feira a domingo, de 9h às 20h.
Nova sinalização da Rota do Pastel de Angu
Visando à potencialidade do segmento turístico-gastronômico em Itabirito, a Prefeitura implantou nova sinalização da Rota do Pastel de Angu.
O roteiro será identificado por meio de placas metálicas anexadas nas fachadas de 18 mantenedoras cadastradas na Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, identificando os locais onde também é possível comprar a famosa joia gastronômica, patrimônio imaterial do município.
A implantação da Rota do Pastel de Angu faz parte do projeto Rotas e Roteiros Turísticos de Itabirito, que reúne os segmentos da cultura, gastronomia, turismo e meio ambiente.
O objetivo é, além da experiência turística, oferecer novos olhares sobre a cidade.