Vale anuncia redução do nível de emergência da Barragem Sul Inferior em Barão de Cocais

Moradores da cidade e região viveram semanas de terror no início de 2019 com desestabilização. Prefeito chegou a ajoelhar-se para pedir ajuda a Romeu Zema que foi à cidade quase um mês após. Foto: Leonardo Benassatto/ Reuters)
Publicidade _

A barragem Sul Inferior, da mina de Gongo Soco em Barão de Cocais, teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1, nesta sexta-feira (18). A mudança ocorreu após meses de obras corretivas no talude da represa realizadas pela Vale para melhorar a segurança e estabilidade da estrutura.
A redução do nível de emergência foi protocolada junto aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, e reportada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à assessoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), informou a mineradora.

Mesmo com o aumento da segurança, as famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) que foram removidas permanecerão realocadas preventivamente até que seja concluído o processo de descaracterização da Sul Superior, localizada na proximidade.

Romeu Zema custou a entender a gravidade da situação e foi à cidade apenas após clamor do prefeito Décio Santos. Foto: Gil Leonardi/imprensa MG

Publicidade