O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou, na última quinta-feira (5/9), Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, região considerada polo tecnológico do estado. Pela manhã, acompanhado de lideranças locais, ele esteve no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, onde inaugurou a Casa 5G, fruto da parceria entre o Inatel, a TIM e a Ericsson. À tarde, Zema esteve na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e na Helibras, fabricante de helicópteros.
Acompanhado do secretário de Governo, Bilac Pinto, dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Dalmo Ribeiro, Duarte Bechir e Doutor Paulo e de lideranças locais, o governador inaugurou a Casa TIM 5G, em Santa Rita do Sapucaí. Minas é pioneiro na Região Sudeste no experimento do sinal de 5ª geração e a tecnologia poderá trabalhar em prol do estado, atraindo empresas que desenvolvem produtos e soluções.
Segundo o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Martins, com pesquisas em 5G podemos oferecer soluções de vanguarda para o país. “Dentro desse cenário, de muito empenho e dedicação, a implantação das redes das redes 5G, em nossa cidade, pela TIM, com tecnologia Ericsson, torna-se um capítulo de muita relevância para as telecomunicações no Brasil”, avalia.
A parceria entre o Inatel, TIM e Ericsson é um marco para Minas Gerais, proporcionando mudanças significativas na Saúde, na Educação, no Agronegócio, na Segurança, no entretenimento e em games, por exemplo. O governador parabenizou as empresas pelo lançamento do 5G e ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do estado. “Sei do potencial tanto para o setor privado quanto para o público e como ela pode ajudar na Educação, na Saúde e na Segurança Pública”.