Vale e China celebram 50 anos de parceria

Minério de ferro produzido pela empresa tem no mercado chinês seu principal destino

Empresa comemorou em Xangai meio século de fornecimento de minério de ferro à nação asiática.
Publicidade _

A Vale celebra este ano cinco décadas de relacionamento com a China.

O primeiro carregamento de minério de ferro para o país asiático aconteceu em julho de 1973, um ano antes do estabelecimento das relações diplomáticas formais entre Brasil e China.
Desde 2006, a China é o principal mercado para o minério de ferro da Vale e atualmente responde pelo consumo de 60% da produção da empresa.
No último dia 4, a celebração do 50º aniversário contou com a realização do evento “50 anos de parceria com a China para um futuro sustentável”, em Xangai, inaugurando um novo capítulo dessa história.

No evento, Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, ressaltou o compromisso de longo prazo e as parcerias ao longo desses 50 anos.

Ele destacou ainda que a Vale não apenas continuará sua busca pela prosperidade compartilhada, mas também se unirá à China para enfrentar as mudanças climáticas, um dos maiores desafios de nosso tempo.
“Esperamos que, com nosso portfólio mineral de classe mundial e soluções de minério de ferro de baixo carbono, como pelotas, briquetes, Tecnored e biocarbono, a Vale possa seguir apoiando seus clientes siderúrgicos em sua jornada de descarbonização, ajudando assim a China a atingir suas metas de mudanças climáticas.”

A comemoração contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais Marcos Galvão, embaixador do Brasil na China, Augusto Souto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai, e Marcos Caramuru, ex-embaixador do Brasil na China.

O evento promoveu também intercâmbio cultural entre nações, com apresentações de dança e música típicas de ambos os países.


Líderes chineses, como Yu Jianlong, vice-presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Zhou Xiaoyan, vice-presidente do Conselho de Promoção de Investimentos Internacionais da China (CCIIP), Wang Yingsheng, economista-chefe da Associação de Ferro e Aço da China (CISA) e Zhu Yi, vice-diretora da Comissão Municipal de Comércio de Xangai, também participaram.
Outros líderes e representantes de clientes, fornecedores e parceiros da Vale na China, estiveram no evento.

Na nova era de desenvolvimento de produtos de alta qualidade que contribuem para a descarbonização, a Vale espera aprofundar continuamente sua relação com a China nas áreas de mineração sustentável e soluções de minério de ferro de baixo carbono.

Foto: Zhang Jun

Publicidade