Em resposta ao requerimento 43/2023 do vereador Tonhão (Cidadania), o Secretário Municipal de Serviços Urbanos de João Monlevade, Marcos Antônio Penido Simas (Marcão), se reuniu com vereadores na Câmara Municipal de João Monlevade nesta segunda-feira, 27, para esclarecer alguns questionamentos em relação à pasta. Participaram da reunião os vereadores Revetrie Teixeira (MDB) e Rael Alves (PSDB), além do servidor da Secretaria de Obras, Wellington Nunes.
Durante o encontro, Tonhão destacou alguns problemas registrados no município e cobrou melhorias nos locais afetados. Um dos pontos levantados pelo parlamentar foi a questão da escada na rua Araxá, que dá acesso à rua Alvinópolis, no bairro de Lourdes. A intenção da obra era aumentar a segurança e facilitar a acessibilidade dos moradores, mas, infelizmente, a escada foi retirada.
Marcão explicou que a retirada da escada foi solicitada por alguns moradores e por outro vereador, devido ao fato de o local estar sendo utilizado por usuários de drogas. O Secretário sugeriu uma reunião entre os vereadores, moradores e o Executivo para discutir se a escada deve permanecer ou não.
Revetrie Teixeira lamentou o fato de a escada ter sido destruída em vez de ser reformada. Ele sugeriu que Tonhão recolha assinaturas dos moradores para decidir se a escada deve ser mantida no local.
Além disso, Tonhão cobrou a limpeza de córregos, como o do Egito, rua 5 no bairro Sion e rua Maria Silva Teixeira no Cruzeiro Celeste, onde foi construído um muro de gabião e o córrego está obstruído, assim como da rua Carmélia.
Marcão explicou que a Secretaria está com um efetivo reduzido, mas assim que a nova equipe for contratada, os serviços de limpeza serão realizados. Em relação ao serviço de escoramento da parede do canal no Egito, o setor de Obras deve realizar em breve. Já o córrego da rua 5, um projeto de engenharia está sendo elaborado para resolver o problema e os serviços devem começar em aproximadamente 10 dias. Em relação ao córrego no bairro Cruzeiro Celeste, a Secretaria aguarda a liberação de uma escavadeira para iniciar a limpeza, e em relação ao córrego da Rua Carmélia, o Executivo está buscando uma solução junto ao DNIT.
Tonhão também destacou a falta de limpeza em algumas ruas, como São Domingos do Prata, no bairro José Elói, e a falta de sinalização em vários pontos da cidade.
Marcão informou que a limpeza e a sinalização das vias são realizadas conforme cronograma para atender aos bairros, e que os serviços já estão em andamento. Em relação aos casos pontuais apresentados pelo vereador, Marcão garantiu que todas as situações estão sendo avaliadas quanto à urgência da solicitação.
Tonhão ainda solicitou informações sobre o cumprimento da Lei que prevê a instalação de ecopontos no município, para o descarte de entulhos. Marcão informou que o Executivo já está estudando a implantação dos ecopontos. Uma equipe visitou a cidade de Coronel Fabriciano para conhecer o projeto e, há cerca de 15 dias, uma comissão formada por servidores da Prefeitura foi criada para avaliar a viabilidade do projeto. O grupo já visitou alguns locais no município que poderão receber os ecopontos.