Durante a 76ª Reunião Ordinária de 2022, realizada nesta quinta-feira (24), foram aprovados documentos solicitando melhorias para a área da saúde no município de Ouro Preto.
A Indicação Nº 443/2022, de autoria do vereador Zé do Binga (PV) e encaminhada ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Saúde, solicita a análise da possibilidade de aquisição de um veículo adaptado para o transporte de cadeirantes, a fim de atender a demanda dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER).
De acordo com o parlamentar, o objetivo do documento é permitir que o Município leve seus pacientes a consultas em outras localidades com mais conforto. “É merecedor ter um carro confortável para os pacientes, pois vão muitas pessoas para Itabirito, muitas vezes fazer testes de próteses e fisioterapia. Mesmo aqui em Ouro Preto que nós temos o local para a fisioterapia as pessoas estão andando em carros desconfortáveis”, ressaltou.
Buscando melhorar o atendimento às gestantes no município, o Requerimento Nº 393/2022, de autoria da vereadora Lílian França (PDT), encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e à Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, solicita informações acerca da falta do exame de Cardiotocografia (CTG), procedimento que permite a detecção precoce do sofrimento fetal, na instituição.
Segundo a vereadora, a cardiotocografia é fundamental para garantir que a gestação transcorra bem nas últimas semanas, uma vez que o resultado do exame pode indicar insuficiência na oxigenação cerebral do bebê. No entanto, o aparelho disponível na Santa Casa está estragado há meses, colocando em risco o bem estar e a vida do bebê caso alguma alteração se apresente e não possa ser detectada a tempo.