Vereadores debatem falta de energia elétrica em Cláudio Manoel

Publicidade _

A  constante queda de energia elétrica, produto vital para a população leva a muitas queixas. É o caso dos moradores do distrito marianense de Cláudio Manoel, que lamentam as interrupções de fornecimento. Pensando na comunidade e em resolver a situação, os vereadores Juliano Vasconcelos Gonçalves (PPS) e Antônio Marcos Ramos de Freitas (PHS) solicitaram uma reunião na localidade, que aconteceu nesta quinta-feira, 17, no próprio distrito. Participaram, além dos parlamentares, cerca de trinta moradores e um representante da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig.

A comerciante Carolina Silva Mendes, moradora do distrito, fez questão de comparecer e ressaltou que, em meses como o de janeiro, quando acontece a tradicional festa do padroeiro São Sebastião, a situação fica ainda mais crítica. “As quedas de energia acontecem frequentemente, isso significa prejuízo financeiro para nós e todas as famílias”, afirma.

Publicidade
_

 

O vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves sugeriu a atualização do padrão de monofásico para o trifásico. “Estamos cumprindo nosso papel como legisladores de cobrar uma solução. As pessoas precisam do produto para sobreviver e estamos certos que a Cemig cumprirá seu papel de atualizar a rede”, garante Juliano.

Entre as cobranças estava, também, a da poda de árvores que atingem a fiação e prejudicam a manutenção preventiva. Antônio Marcos Ramos de Freitas apontou a importância do diálogo intermediado pelo poder legislativo. “Assim como trabalhamos para este debate, vamos continuar acompanhando a rotina da comunidade, que não pode ser prejudicada pela falta de um produto que ela paga para receber com qualidade”, pondera o vereador.

Padre Alex Martins, pároco na comunidade, relatou os transtornos vivenciados pelos munícipes. “Estamos celebrando a novena de São Sebastião e, ontem, celebramos a missa sem luz, sem microfone. Com a igreja cheia, é difícil falar sem o uso do amplificador da voz, a população não consegue captar a mensagem que estamos dizendo. Mas, a preocupação é, sobretudo, com os moradores, que têm refrigerador em casa, carne no congelador; e com os comerciantes e os que têm tanque de leite em suas propriedades. Eles passam por toda essa dificuldade”, declarou o pároco.

O gerente de relacionamento da Cemig, Ricardo Luiz Gouveia Sampaio, afirmou que, nos últimos dias, os técnicos da companhia fizeram uma verificação de toda a rede para identificar os problemas. “Faremos imediatamente a poda de uma árvore que está próxima à rede e, em breve, a atualização dos equipamentos, assim a queda de energia tende a acabar”, declarou o técnico da Cemig.

Os vereadores se comprometeram com a população que, caso os problemas não cessem, uma nova reunião será agendada.

Canais para pedir reparos – Para solicitar reparos na rede elétrica, basta entrar em contato pelo telefone 0800 283 1020. Também é possível utilizar aplicativos gratuitos disponibilizados pela Cemig e pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI). São eles: “Cemig Atende” (disponível em www.cemig.com.br/pt-br/Aplicativo-Cemig-Atende) e “Ouvir Você” (disponível no site www.iluminacaopublica.net.br). Com o app instalado, basta se posicionar ao lado do poste com problemas e clicar no botão “Gravar Posição” e “Enviar”, sem necessidade de preencher formulário.

 

Publicidade