Início Cidades Mariana Videoaulas gratuitas de artesanato e culinária são disponibilizadas pela Casa dos Saberes

Videoaulas gratuitas de artesanato e culinária são disponibilizadas pela Casa dos Saberes

O período de isolamento social pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre técnicas de artesanato e dicas de culinária. A Fundação Renova, em parceria com a Emerenciana Crochê, está produzindo uma série de videoaulas gratuitas sobre esses temas. Os conteúdos são publicados semanalmente no canal da artista plástica e artesã Bianca Lemes no YouTube.

“Inicialmente, a ação foi pensada para atender ao público que participa das atividades da Casa dos Saberes, mas percebemos que o vídeo alcança outros grupos e decidimos deixá-los disponíveis para os interessados pelo tema”, diz Adebal de Andrade, analisa de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova. O enfrentamento à pandemia da Covid0-19 inviabilizou atividades presenciais, e as videoaulas são uma alternativa de aprendizado.

Ao todo, serão oito vídeos divulgados nos meses de junho, julho e agosto. O primeiro vídeo já está disponível e pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=ydmeee62ptQ.

Os conteúdos sobre artesanato serão apresentados por Bianca Lemes, que ensina a fazer peças como capa de bolo e cachepôs de crochê. A artesã também vai abordar o processo de precificação dos artesanatos, considerando as horas de trabalho, o material utilizado e itens como embalagens e etiquetas.

Já as aulas de culinária serão comandadas pela especialista em política cultural e patrimonial Patrícia Brito, que desenvolve um trabalho sobre memória gustativa e saberes tradicionais. Ela vai mostrar como cuidar da saúde alimentar usando plantas que podem ser cultivadas em hortas caseiras e dar dicas de alimentos, sucos e chás que desintoxicam o organismo. Os vídeos também vão abordar como fazer cosméticos, xampus e até inseticidas naturais para as plantas.

A iniciativa faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova. Posteriormente, os vídeos serão disponibilizados no canal da Fundação Renova. Entre as próximas ações do programa, estão previstas atividades remotas voltadas ao público jovem.

Foto: Mundo dos Inconfidentes

Sair da versão mobile