“Vozes de Fé” de São Gonçalo abre jornada patrimonial na segunda

Atividades com temática sobre patrimônio mobiliza setor cultural do município.

Congado Nossa Senhora da Guia Guarda de Marujos durante encontro.
Publicidade _

O vídeo documentário “Vozes de Fé”, um relato dos Congados Nossa Senhora da Guia e São Jorge Guerreiro da comunidade do Fernandes de São Gonçalo do Rio Abaixo, abre o 1º Encontro de Pesquisa em Patrimônio Histórico, com programação inserida na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O vídeo será exibido no canal Cultura São Gonçalo, no Youtube, às 19h desta segunda, 20, bem como toda a programação.

O evento são-gonçalense segue até o dia 24 de setembro, reunindo virtualmente professores universitários, pesquisadores e estudiosos de diversas áreas como cultura, história, filosofia, teologia e gastronomia, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. O município apresentará ainda dois vídeos abordando aspectos de bens materiais e imateriais do patrimônio cultural da cidade.

Na terça (21), às 19h, Dom Mauro Maia Fragoso ministra a palestra: A arte sacra como resultado e estímulo à devoção. A doutora, Anna Luiza Coli falará sobre “O tempo fenomelógico e a temporalidade na experiência estética na terça, 22, no mesmo horário.

Publicidade
_

 A Conferência: São Gonçalo e Urucânia – A memória construída entre dois Padres –  será a atração de quinta, 23. A abordagem será do doutorando, Danilo Souza Ferreira com a palestra: Padre João José Marques Guimarães – A Memória e o patrimônio como um lugar de afeto. Em seguida, o doutor Hudson Martins ministrará sobre – Memória e Patrimônio de Padre Antônio Ribeiro Pinto em Urucânia.

Dia 24, 18h haverá a exibição do vídeo – Passados Cruzados – Uma breve análise iconográfica do teto da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Em seguida, acontece a Conferência: Potencialidades do Patrimônio em São Gonçalo do Rio Abaixo com a doutora Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto e a palestra: Design e preservação do patrimônio imaterial com a mestra, Adriana Paiva de Assis.   

Publicidade