Com propostas inovadoras para dar voz às mulheres para uma construção conjunta de novas alternativas para melhorar a vida do universo feminino, os candidatos à Prefeitura de Itabirito, Wagner Melillo e Tião Cabeção, lançaram na manhã̃ do último sábado (17), o Programa Mulheres Que Inovam no comitê da campanha, para trabalhar junto com as mulheres.
“Elas são de igual competência e tem um grande trabalho a ser feito pelo município. Agradeço pela participação e o envolvimento de todas. Aprendi muito com a live das mulheres, sei que precisamos ouvi-las. Um dos grandes erros das administrações é não ouvir as pessoas. Mas é ouvindo, prestando atenção, que a gente faz o que as pessoas precisam. Nossa cidade precisa ser acolhedora. E as mulheres tem esse dom de acolher. Então, vamos transformar Itabirito em uma cidade acolhedora”, disse Wagner Melill
Entre as ações estão propostas estão: criação da coordenadoria de políticas públicas para mulher, ligada ao Gabinete do Prefeito; realizar as ações sugeridas pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulher; implantar o Centro de Referência da Mulher, para atendimento das vítimas de violência doméstica.
As ações visam preservar os direitos da mulher, inclusive as vítimas de violência e auxiliá-las a manterem a integridade física e emocional.
Outras ações propostas buscam suavizar a vida das mães, incentivar a volta às escolas das mães adolescentes e jovens, além de incentivo à formação profissional visando a autonomia financeira feminina.
Tudo isso apoiado na oferta de creche noturna das 17h às 22h.
Wagner explicou que o Centro de Referência da Mulher será um espaço para tratar da mulher com carinho. “Muitas mulheres sofrem algum tipo de violência, assédio, e elas precisam de respeito, precisam de um espaço onde as pessoas conseguem entender isso. Também vamos ampliar as creches. Se a gente quer que as mulheres tenham oportunidades iguais, porque não estender o horário das creches para que elas possam ter acesso a escola a noite, para que elas possam se capacitar. Hoje, sem capacitação é muito difícil. As coisas ficam desiguais quando damos oportunidades diferentes. E nós queremos fazer de Itabirito uma cidade de oportunidades. Uma cidade inteligente é aquela que dá oportunidades iguais para todos”, ressaltou.