O projeto “WebCINETV: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística” promove o concurso: “Chamada de Escritas Criativas: Histórias para Cinema”. Podem participar pessoas de qualquer idade, residentes ou não na Região dos Inconfidentes. Os candidatos menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos responsáveis.
As inscrições podem ser feitas até 20 de julho. Para participar, o interessado deve enviar, por meio do formulário, um texto que tenha entre três e seis páginas, com uma sinopse ou argumento criativo e original de ficção. A historia deve valorizar a cultura e os cenários de Mariana e Ouro Preto, bem como as características de sua população.
PREMIAÇÃO
O concurso vai premiar os três primeiros colocados, sendo o primeiro prêmio R$ 100, o segundo R$ 70 e o terceiro uma diária de lazer com um acompanhante no Esporte Clube Marianense, em Mariana. A avaliação dos textos será realizada pela equipe da WebCINETV UFOP, composta pelo coordenador do projeto e professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros, pelo técnico do Laboratório de Criação e Produção Audiovisual, Anderson Medeiros, pelos bolsistas e voluntários.
As histórias premiadas poderão ser utilizadas como base para a produção de roteiros originais para filmes de ficção e curtas-metragens a serem produzidos pela WebCINETV. O resultado vai ser divulgado em 15 de agosto pelo site audiovisual.ufop.br. Os três primeiros colocados serão contactados por e-mail ou telefone para receber as premiações. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail webcinetvufop@gmail.com.
WebCINETV
O projeto é apoiado pelo Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic/Prace) e tem o objetivo de formar um núcleo de produção que irá realizar programas experimentais em linguagem audiovisual, incluindo diferentes vozes e ideias, para estimular ações afirmativas. A ação compreende experiências educativas, jornalísticas, de arte, cultura, entretenimento, esportes e divulgação científica e está disponível no YouTube e no site do projeto.