Workshop e performance Roter Faden- Fio Condutor em Ouro Preto

Publicidade _

O Grupo Perna de Palco está de malas prontas! O workshop e performance ROTER FADEN – FIO CONDUTOR ganha as estradas sinuosas de Minas e desembarca em Ouro Preto! Vamos integrar a Semana de Artes do DEART – Departamento de Artes – da UFOP.  Este evento tradicional na Universidade Federal de Ouro Preto é aberto a toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral e oferece cursos, debates, espetáculos, performances e muito mais.

Esta parceria vem ao encontro da proposta de trabalho que estamos desenvolvendo através do Fio Condutor: um momento de experimentação e exercício da narrativa pessoal do indivíduo, para artistas e não artistas (desnecessário ter experiência anterior), onde os participantes serão inseridos na apresentação da Performance que acontecerá no final da noite.

O espetáculo/performance ROTER FADEN – FIO CONDUTOR é resultado de pesquisas sobre o movimento do corpo envolvendo profissionais de linguagens artísticas, nacionalidades e culturas diferentes. Trabalhando com composição cênica realizada a partir de mote pré delimitado, o trabalho work in progress será de construção coletiva, uma intervenção artística integrativa. Propõe a criação de um fio condutor abordando temas que mobilizam questões mundiais como tolerância, violência, imigrante, corpo, movimento e radicalismo, a busca por um equilíbrio entre povos migrantes e gênero. Roter Faden, é o fio vermelho da vida, são os laços que criamos e os nós que precisamos desatar!

Foi criado em 2015, pela artista Luzia di Resende quando esteve em residência artística na cidade de Dresden, Alemanha. Por meio de vídeos e da música a obra desses artistas permanecem na cena que absorve também as pessoas que participarem do workshop de expressão artística que antecede à apresentação.

O Workshop  e a Performance são gratuitos e para todos os públicos!

O Projeto Fio Condutor é patrocinado pela Usiminas através dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, recursos estes, fundamentais para o fazer e a circulação de bens culturais.

Além deste trabalho, na sexta feira, dia 25 de outubro, será apresentado o espetáculo “O Voo da Vez”, uma pesquisa sobre a auto biografia do ator, onde uma aeromoça em uma situação embaraçosa, tem que entreter os passageiros (que são o público). Precisa conversar em português e em inglês e ela não sabe falar inglês. Nesta conversa, ela expõe seus sonhos frustrados, expectativas de uma vida que sempre será melhor do lado oposto ao que ela está.

“Porque para todos aqueles que sonham em atravessar nuvens e oceanos e chegar ao fundo daquilo que nos justifica enquanto indivíduo, o verbo é ir.”

O Grupo Perna de Palco completa em 2019, 23 anos de trabalho consecutivo. O trabalho de formação técnica e artística de seus integrantes tem sido realizado com profissionais de reconhecido valor artístico. O diálogo entre o público e atores da cena é um lugar de troca e identidade que permeia o lugar de fala da cia.

Publicidade