XTerra supera expectativas em Itabira e abre portas para novos projetos

Primeira edição do evento estimulou concurso de desenho na rede municipal de ensino que premiou com uma bike a cada vencedor

Estrutura do evento foi montada no Parque de Exposição e sucesso gera novas expectativas.
Publicidade _

Considerado um dos maiores eventos off-roads do mundo, o XTerra Brazil teve sua primeira edição em Itabira neste fim de semana, dominado  pelo tempo chuvoso e frio na cidade. A etapa teve provas de duathlon, trail run e mountain bike e superou as expectativas, segundo os organizadores. A concentração dos atletas aconteceu no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, que recebeu grande estrutura e boa movimentação desde a noite da sexta-feira (19), quando teve início a programação.

Com o evento, Itabira entra no hall das cidades mineiras capazes de acolher um circuito esportivo deste porte. O município tem relevo propício, incentivo e estrutura para a prática dessas modalidades cada vez mais enraizadas entre atletas da própria cidade e da região.  Tais ingredientes permitiram que o  XTerra fosse um sucesso, avaliaram os organizadores.

“Valeu muito a pena. Itabira tem essa vocação para receber grandes eventos, como foi com o Flitabira para a Cultura e como está sendo com o Xterra para o Esporte. Com isso, projetamos Itabira para o Brasil e para o mundo, algo que é necessário e está dentro do nosso propósito. Temos que impulsionar mais a indústria do turismo. Assim geramos renda, receita e empregos na cidade. Além de incentivamos os produtores locais a desenvolverem seus próprios eventos ao longo do ano, tendo o XTerra como referência de padrão, de organização, de logística e de programação”, cita Marco Antônio Lage.

Publicidade
_

O prefeito explica ainda que eventos grandiosos, como é o XTerra deixam bons legados. “A gente aprende também com os grandes eventos. Este é um evento que ensina, motiva, estimula, gera renda, gera empregos e que divulga Itabira. São muitos benefícios para nossa cidade. A população se interage e aproveita a atividade. Itabira tem esse potencial e esse evento vem para nos ajudar neste projeto”, completou.

Mais de mil competidores, de várias regiões, participaram da primeira edição do X Terra em terras itabiranas.

O XTerra, presente em mais de 42 países, é reconhecido internacionalmente. No município, a etapa inédita do circuito esportivo reuniu atletas de todo o país. Foram quase 1,2 mil participantes, que se dividiram nas modalidades de mountain bike (50km e 35 km), trail rum (21 km, 10km e 5km) e o duathlon (48km). As crianças tiveram uma modalidade especial para não ficarem fora do evento. Os shows incluídos na programação foram oportunidade para artistas de Itabira retornarem aos palcos.

Fernando Melo, coordenador do Xterra Itabira, avalia que o evento superou as expectativas da produção. “Foi fantástico! Os atletas curtiram demais todos os percursos, foi uma etapa inédita, mas que chegou para ficar, com certeza. Vai marcar muito a história da cidade e do XTerra, não tenho dúvida disso. Ano que vem podem se preparar porque 2 mil atletas vai ser pouco”, afirma o coordenador.

Quem também avalia positivamente o evento é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires. Ele analisa os impactos do XTerra na economia do município. “Quem andou por Itabira neste fim de semana percebeu o que estava acontecendo. Hoteis lotados, restaurantes cheios, aquela sensação de que a cidade volta a pulsar. Os grandes eventos trazem esse ciclo, além de toda divulgação que foi feita sobre Itabira nas plataformas do circuito. Tenho certeza que bons frutos serão colhidos com toda essa movimentação”, disse.

Educação envolvida

Prefeito Marco Antônio Lage exibe um dos desenhos vencedores

O XTerra também envolveu a educação pública. No sábado (20), ocorreu a premiação para alunos do 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino que participaram de um concurso de desenho com o tema “XTerra e Carlos Drummond de Andrade”. O ganhador de cada categoria recebeu uma bicicleta.

Gabriel Lázaro Ramos, de 14 anos, e Michele Santos Faria, de 15, desenvolveram desenhos com criatividade e foram os ganhadores. Ambos são alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, do Barreiro.

“Senti muita felicidade e surpresa, porque não estava esperando. Quando falaram meu nome fiquei muito feliz. Não acreditei”, disse Gabriel. Já Michele Santos ficou bastante emocionada: “Eu não sei nem explicar, fiquei muito feliz com o prêmio”.

Publicidade