Como ação prévia ao Congresso, que será realizado em Belo Horizonte no mês de junho, o museu receberá nos dias 17 e 18 de maio uma programação gratuita de debates, mesa redonda e apresentação cultural, voltada para o tema “O Estranho – Inconfidências”, que também é a temática central do Congresso.
Promovido pela FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) com apoio da SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais), o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise será realizado de forma inédita em Belo Horizonte no mês de junho. Como forma de fomentar a área da psicanálise e se aproximar das origens mineiras presentes no tema deste ano, “O Estranho – Inconfidências”, o Congresso promoverá em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) uma programação gratuita de debates, mesa redonda e apresentação cultural prévia no Museu da Inconfidência em Ouro Preto, nos dias 17 e 18 de maio. A proposta é convidar psicanalistas, psicólogos, estudantes e interessados no assunto a debater sobre o campo da psicanálise, suas subjetividades e estranhamentos, a partir de um paralelo traçado entre a obra “O Estranho”, de Sigmund Freud, e a Inconfidência Mineira, tão marcante para a história do estado.
O tema escolhido celebra os 100 anos da obra “O Estranho” de Sigmund Freud e propõe um paralelo com a Inconfidência Mineira, a partir de nove eixos de discussão: “pensando a psicanálise”, “psicanálise e cultura”, a clínica, o conceitual, uso de tecnologias, comunidade e social, infância e adolescência, didático e o institucional.
Abrindo a programação, na sexta-feira (17/05), às 19h30 será realizada uma apresentação cultural. Em seguida, às 20h15, ocorre a mesa de abertura do evento com o tema “A subjetividade do analista e os estranhamentos na clínica”, com Dr. Francisco Moura (UFOP), Marília Botinha (SBPMG), e com Margareth Monteiro, Historiadora do Museu da Inconfidência de Ouro Preto. Fechando a noite de abertura, às 20h30, o evento convida o público a acompanhar a palestra “A subjetividade do analista e os estranhamentos na clínica”, ministrada pelo Dr. Sérgio Kehdy (SBPMG).
PROGRAMAÇÃO
Abrindo a programação de sábado (18/05), às 9h, ocorre à mesa redonda “Manejo da clínica no contemporâneo: subjetividade e intersubjetividade em análise”, que receberá Daniela Bisewski (SBPMG), Pedro Braccini (UFOP), Raquel Lopes Rios (SBPMG) para uma conversa mediada por Eloisa Lima (UFOP), que ao final abrirá para um período de interação e perguntas da plateia. Dando sequência à programação, às 11h, a historiadora Margareth Monteiro comandará uma visita guiada pelo Museu da Inconfidência, convidando o público a uma imersão histórica importantíssima nas raízes de Minas Gerais a partir de um acervo formado por mais de quatro mil peças, com exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.
A atividade de encerramento do pré-Congresso será realizada às 13h, com uma mesa redonda realizada em dois momentos. A primeira delas, “A história e a inconfidência: a emergência do estrangeiro” será comandada pelo professor Marco Antônio Silveira (UFOP), enquanto a segunda, “O Estranho: inconfidências”, contará com Marília Macedo Botinha (SBPMG) e mediação de Francisco Moura (UFOP). Após a conversa, haverá um momento de interação com a plateia, abrindo espaço a perguntas e trocas de experiências e reflexões sobre o tema, antes da entrega dos certificados de participação do evento.
Programação Pré-Congresso de Psicanálise: “O Estranho – Inconfidências”
17/05 – Sexta-feira
19h – Credenciamento
19h30 – Apresentação cultural
20h15 – Mesa de abertura: “A subjetividade do analista e os estranhamentos na clínica” com Dr. Francisco Moura (UFOP), Marilia Botinha (SBPMG), Margareth Monteiro (Historiadora Museu da Inconfidência)
20h30 – Palestra de Abertura com Dr. Sérgio Kehdy (UFOP)
18/05 – Sábado
8h30 – Credenciamento
9h – Mesa redonda: “Manejo da clínica no contemporâneo: subjetividade e intersubjetividade em análise” com Daniela Bisewski (SBPMG), Pedro Braccini (UFOP), Raquel Lopes Rios (SBPMG) e mediação de Eloisa Lima (SBPMG)
11h – Visita guiada ao Museu da Inconfidência com a historiadora Margareth Monteiro
13h – Mesa redonda: “O Estranho: inconfidências – História e Psicanálise”:
- “A História e a inconfidência: a emergência do estrangeiro” com Professor Marco Antônio Silveira (UFOP)
- “O Estranho: inconfidências”, com Marília Macedo Botinha (SBPMG) e mediação de Francisco Moura (UFOP)
15h – Encerramento/Entrega de certificados
::Serviço::
XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise promove atividade no Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Quando: 17 e 18 de maio
Onde: Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139 – Centro – Ouro Preto/MG – Brasil – CEP: 35400-000)
Realização: FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) e SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise)
Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Museu da Inconfidência
Informações: (31) 3224-5405 / (31) 99989-5535