19° Fórum das Letras acontece em Ouro Preto a partir de amanhã, 29

Evento presta homenagem a Affonso Ávila. Na programação, lançamento de livros, exibição de filmes e debates

19° Fórum das Letras acontece em Ouro Preto de a partir de amanhã, 29
Poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila
Publicidade _

A 19ª edição do Fórum das Letras, organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, acontece a partir de amanha, 29 de novembro até o dia 3 de dezembro, com uma programação especial em homenagem ao poeta mineiro Affonso Ávila, figura de destaque na literatura brasileira.

O evento, que destaca a intersecção entre cinema e poesia, contará com debates, exibições de filmes, saraus, concertos musicais e performances poéticas, mantendo-se como um dos principais encontros literários do país, com foco na promoção das literaturas de língua portuguesa e valorização dos autores nacionais.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse o perfil do evento no Instagram.

A professora Guiomar de Grammont, da UFOP e idealizadora do Fórum das Letras, ressalta a importância de explorar as produções que transitam entre as artes e as letras, destacando a influência de poetas como Mallarmé, Apollinaire e Marinetti na valorização do aspecto visual do texto, resgatado no Brasil pela poesia concreta.

Nesta edição, a homenagem a Affonso Ávila destaca sua contribuição como pesquisador do barroco mineiro e sua atuação na preservação do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.

A curadora do evento, Mônica Gama, destaca a poesia construtivista, experimental e singular deixada por Affonso Ávila, enquanto as relações entre Cinema e Poesia serão exploradas com a exibição dos filmes “Arábia” e o curta “Guilherme Mansur – Obra em desdobra”, em homenagem ao poeta, editor e tipógrafo Guilherme Mansur.

Após a exibição, haverá um debate com a presença dos diretores e familiares, mediado por Guiomar de Grammont.

19 anos de Fórum das Letras

Fórum das Letras – Foto Eduardo Trópia

Desde sua primeira edição em 2005, o Fórum das Letras tem sido um palco de celebração do livro em todas as suas formas, abordando temas como literatura, edição, tradução, crítica e leitura, além de discutir toda a cadeia de produção e circulação do livro.

Eventos marcantes da história recente, como o desastre ambiental de Mariana em 2015 e o impeachment da presidente Dilma Roussef em 2016, foram temas de debates realizados no Fórum das Letras.

Ao longo dos anos, renomados nomes da cultura brasileira participaram do evento, trazendo reflexões críticas sobre a realidade do Brasil e do mundo.

Autores como Conceição Evaristo, Adélia Prado, Nélida Piñon, Ferreira Gullar, Moacyr Scliar, Affonso Romano de Sant’Ana, Marina Colasanti, Marcio Souza, João Ubaldo Ribeiro, Milton Hatoum, Emicida, Férrez, MV Bill, Adriana Calcanhoto, Leonardo Sakamoto, Paulo Lins, Mário Magalhães, Paulo Markun, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Tony Belloto, Elisa Lucinda, entre outros, marcaram presença.

Além disso, o Fórum das Letras recebeu também escritores internacionais, como Jean-Paul Delfino, Roger Chartier, Asne Seierstadt, e autores de língua portuguesa de Portugal e África, como Pepetela, José Luiz Peixoto, Valter Hugo Mãe, Isabel Lucas, Mia Couto e Luandino Vieira.

No Ciclo de Jornalismo, nomes importantes como João Moreira Sales, Lira Neto, Eliane Brum, Humberto Werneck, Mário Magalhães, Daniela Arbex e Audálio Dantas participaram.

O Fórum das Letras de Ouro Preto é coordenado pela escritora e professora Guiomar de Grammont, idealizadora do evento, e pela professora Mônica Gama, e é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A programação do evento é gratuita e está disponível no site do evento.

Publicidade