Evento contou com música, poesia, além permitir a interação com o público.
A Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo foi palco da 6ª edição da Primavera Literária, na última sexta-feira, dia 25. Na ocasião, também foi comemorado oficialmente o aniversário de 70 anos da Biblioteca Pública, e o público pode degustar uma das tradições culinárias da cidade, o famoso umbigo de banana. “Eu achei tudo muito bonito, muito bem organizado. Como historiadora, acredito que a história não se faz só de um lado, nós temos que estar sempre interagindo. Achei muito importante essa interação”, avalia a historiadora Luciane Márcia Silva.
A programação do evento contou com a participação da pianista e cantora, Júlia Carvalho, que teve um carinho especial com o repertório apresentado durante a noite. “As escolhas das músicas para hoje foram pensadas nas pessoas que pudessem estar aqui. E foi muito legal que elas reagiram de forma positiva, por serem músicas que remetem ao tempo delas”, enfatizou.
Outra atração foi o Grupo Teatral Flor de Maio, que promoveu intervenções teatrais, permitindo que houvesse uma interação direta com os expectadores. Segundo a atriz do referido grupo, Bárbara Sill, foi muito bom ver a participação das pessoas. “O público de Itabirito é muito receptivo e participativo. Essas intervenções não foram programadas, então as pessoas cantaram, declamaram e fizeram tudo para abrilhantar a noite”, comentou.
Para a coordenadora da Biblioteca Pública, Mariza Tassar, a Primavera Literária é uma forma de resgatar os antigos encontros que as famílias faziam, conhecidos como saraus literários. Além disso, a coordenadora considera importante que as pessoas percebam o espaço da Biblioteca como um lugar de troca de experiências. “A Biblioteca Pública não só guarda o patrimônio bibliográfico de Itabirito, mas é o local onde as pessoas se encontram, é um local de trocas. Acredito que vai se transformando, deixando de ser um local apenas de estudo, mas também se torna um local de encontro da população”, destacou.
Todas as pessoas que compareceram ao evento foram presenteadas com o livro Patrimônio Cultural de Itabirito, que contém um importante registro da história do município, por meio de algumas personalidades e monumentos que fazem parte da cultura itabiritense.