Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP apresenta a exposição “Annamélia 60 anos de arte”

Publicidade _

Está em cartaz na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, a exposição “Annamélia 60 anos de arte”. A mostra é composta por xilogravuras, gravuras em metal, pinturas, desenhos e aquarelas que contemplam um recorte, desde a década de 1960, das principais fases de produção da artista mineira Annamélia Lopes, que passam por temáticas como a paisagem da cidade, as canções populares, o jogo de cartas da vida, o revisitar poético e a infância.

“Annamélia 60 anos de arte” tem entrada gratuita e pode ser visitada até 1 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 18h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto.

Sobre a artista

Aluna da primeira turma do curso de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG, Annamélia Lopes é desenhista, gravadora, pintora e professora. Na década de 1970, junto ao seu marido, o pintor Nello Nuno, criou os cursos de arte que deram origem à Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da FAOP, da qual foi diretora e professora de desenho e gravura.

Pioneira na área de gravura em Minas Gerais, seus trabalhos integram várias coleções particulares e acervos de institucionais entre os quais: Itamaraty (Brasília | DF); Museu de Arte da Pampulha; Fundação Clóvis Salgado; Pinacoteca do Estado | Museu Mineiro; Universidade Federal de Viçosa | UFV; UFMG; e FAOP.

Obteve prêmios em vários salões, entre eles: 1º Prêmio de Desenho e 3º de Gravura no X Festival de Arte de Belo Horizonte (1961); Prêmio Aquisição (Gravura) XIII no Salão Municipal de Belas Artes de Belo Horizonte (1963); Prêmio Aquisição (Gravura) no III Salão Nacional de Ouro Preto (1969); Prêmio Itamaraty (Gravura) na X Bienal de São Paulo (1969); Prêmio Oficial de Aquisição da Prefeitura de Belo Horizonte no Salão Nacional de Arte Contemporânea (1969); Prêmio de Gravura no II Salão Nacional da Aliança Francesa de Belo Horizonte (1970); Prêmio Aquisição (Gravura) no 2º Salão da Caixa Econômica do Estado de Goiás (1975); Prêmio B. Caribé Filho no IV Salão do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais do Palácio das Artes (1981); Prêmio Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais no 2º Salão de Artes Plásticas de Governador Valadares (1985).

Publicidade