A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, celebrou a assinatura de 49 contratos para o Programa Inclusão Produtiva (PIP), em um evento emocionante no Centro de Convenções. Destes, 46 foram destinados ao Inclusão Produtiva da Mulher e 3 ao Ativa Idade. Durante o evento, os novos integrantes receberam informações fundamentais sobre o programa e suas diretrizes, que vão muito além de um simples contrato. Compromisso, zelo e assiduidade são valores que permeiam o PIP, que tem como objetivo gerar oportunidades de crescimento profissional e pessoal, além de preparar seus participantes para o mercado de trabalho formal, com jornada de 8 horas diárias e todos os direitos garantidos.
Para que isso aconteça, é fundamental que essas pessoas sejam inseridas em setores onde possam desenvolver habilidades para trabalhar nas mais diversas áreas. Cátia Martins, de 24 anos, uma das novas integrantes do programa, expressou sua gratidão pela oportunidade: “Eu já conhecia o programa, mas nunca tive a chance de participar. Em 2015, fiz parte do ProJovem, e agora estou tendo essa oportunidade que significa muito para mim. Tenho certeza de que eles farão tudo para me ajudar. Eu darei o meu melhor, sempre”.
Durante o evento, os novos integrantes também receberam informações importantes sobre a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a necessidade de manter o pagamento em dia para garantir o acesso aos direitos em questões relacionadas a afastamento em casos de saúde e aposentadoria. Junto ao termo de compromisso, foi entregue o carnê para o pagamento com as parcelas referentes aos meses.
O Programa Inclusão Produtiva tem como objetivo capacitar, fornecer auxílio econômico e promover a dignidade e o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, busca promover a inclusão e oferecer oportunidades de trabalho para os contemplados! O programa é destinado às mulheres que são chefes de família e estão em situação de vulnerabilidade social. Para participar, é necessário estar com o cadastro atualizado no CRAS de referência do território onde mora. Caso se encaixe nesses requisitos, basta procurar a unidade do CRAS ou a unidade do Inclusão Produtiva, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, localizada na Avenida Primeiro de Janeiro, 210, Vila Maquiné, e realizar o cadastro com toda a documentação necessária. Em seguida, a Assistente Social fará o atendimento e avaliação, dando seu parecer para possível inclusão no programa.