Mariana dá posse a novos agentes da GCM

Novos integrantes fazem parte da 4ª turma formada para a GCM

Por cinco meses os novos agentes em formação foram submetidos a treinamentos prático, teórico, físico e psicológico, com os critérios definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Publicidade _

O prefeito de Mariana, Celso Cota, assinou o termo de posse de 33 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), durante cerimônia de formatura da 4ª Turma, no sábado (06), na Praça da Sé.
Participaram do evento o contingente da corporação, familiares e amigos dos novos membros, autoridades e população civil.

Por cinco meses os agentes em formação foram submetidos a treinamentos prático, teórico, físico e psicológico, com os critérios definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Conforme o comandante, GCM Classe Especial Braz, os guardas estão prontos para atuar junto à comunidade.

“Os alunos foram treinados com técnicas operacionais da corporação, como armamento e tiro, primeiros socorros, uso de equipamentos letais e não letais, meio ambiente, noções de direitos humanos e relação com a comunidade”, explica.
Com a formatura da 4ª turma, Mariana possui 147 agentes à serviço do município.

Assinatura de posse

Empossados, os 33 novos agentes agora respondem como servidores públicos.

Os 28 homens e 5 mulheres foram selecionados em concurso realizado em 2022 e iniciaram o curso de formação em outubro de 2023.
A partir de sábado (13), estarão nas ruas de Mariana.

A GCM foi instituída pela Lei Complementar 04/2001, há 23 anos. A 1ª Turma foi formada em 2002, a 2ª em 2006 e a 3ª em 2008.
Entre as funções da corporação estão o dever de contribuir para a segurança e prezar pelo serviço e patrimônio público.

Publicidade