Itabira recebe o “Prêmio Ouro” pelo avanço no Plano Municipal pela Primeira Infância

Primeira Infância

A premiação faz parte da campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância”, da Rede Primeira Infância de Minas Gerais
Publicidade _

O município de Itabira recebeu, nesta quinta-feira (14), em Belo Horizonte, o “Prêmio Ouro – Compromisso Primeira Infância” pela conclusão do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI).
A solenidade de entrega do prêmio ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e contou com a presença da coordenadora da Educação Infantil, Eliane Citi, da secretária municipal de Educação, Edna Souza, e do prefeito Marco Antônio Lage.

“É um orgulho enorme representar Itabira no recebimento desse prêmio. Isso é muito importante porque confere à nossa cidade, entre 65 cidades de Minas Gerais, que estão avançando no Plano Municipal da Primeira Infância, algo importante para o Brasil inteiro e que Itabira sai a frente, definindo sempre a primeira infância como prioridade absoluta em nosso município”, afirmou o prefeito Marco Antônio, durante a solenidade.

Para a secretária de Educação, Edna Souza, essa premiação chega para valorizar todo o trabalho desempenhado pela gestão que uniu todas as pastas do governo municipal
“A participação do município na entrega do Prêmio Ouro é uma prova do empenho de todos na construção de um futuro melhor. A elaboração do plano contempla ações de todas as pastas que trabalharam de maneira conjunta na proposição de ações para transformar Itabira em uma cidade que apoia a formação das crianças de 0 a 6 anos.
As mudanças propostas transformam espaços para que as crianças se desenvolvam de maneira lúdica, por meio do aprender e do brincar.
Dessa forma os investimentos feitos hoje para a formação dessas crianças sereverterão na formação de jovens e adultos melhores.” complementou a secretária.

O prêmio

A iniciativa da premiação reconhece o esforço de prefeitos, secretários municipais e integrantes dos Comitês da Primeira Infância que trabalharam para a construção coletiva dos Planos nas diferentes regiões do estado.
Ao todo 65 cidades mineiras receberam a honraria.

A elaboração, aprovação e a implementação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs) mostram que os municípios premiados deram um passo importante na garantia de políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, moradia e outros direitos e garantias fundamentais para as crianças de 0 a 6 anos.

Plano Municipal pela Primeira Infância em Itabira

Após dois anos de trabalho, Itabira concluiu o PMPI, em abriu de 2024.
O documento foi construído coletivamente entre as secretarias municipais e um comitê intersetorial envolvendo o Poder Legislativo, Judiciário e a sociedade civil.
O plano é um instrumento político e técnico que prevê ações para estabelecer metas e diretrizes para atender todos os direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade no âmbito do município.
A elaboração do plano é uma exigência do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Nº 13.257/2016).

Os planos são documentos políticos e técnicos para o planejamento de estratégias para o cuidado e a melhoria da qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos.
Com as estratégias definidas é possível mudar o mapa da primeira infância em Itabira.
O PMPI de Itabira já foi aprovado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e está em processo de ajustes para ser enviado à Câmara Municipal para aprovação.

Publicidade