
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana dá início ao primeiro semestre de 2025 com novidades.
Isto para reforçar seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e a valorização das técnicas construtivas tradicionais.
Desde 2019, a instituição tem se dedicado ao ensino de técnicas construtivas tradicionais.
Para isso, oferece oportunidades de aprendizado essenciais para a valorização da cultura e a salvaguarda do patrimônio de Mariana e região.
Uma das conquistas deste semestre é a ampliação das oficinas, viabilizada por um investimento de R$25.000,00 proveniente de emenda parlamentar do vereador Fernando Sampaio.
Com esses recursos, a escola transferiu a oficina de forjaria para um novo espaço, liberando o galpão anterior para a carpintaria.
Além disso, foram construídas oficinas inéditas para forjaria e cantaria, e a oficina de alvenaria recebeu melhorias estruturais.
Com isso, houve a instalação de um novo telhado e iluminação adequada, proporcionando um ambiente de aprendizado mais seguro e eficiente.

A Coordenadora Técnica da escola, Alba Bispo, celebra essa nova fase: “Estamos muito animados para esse semestre, porque finalmente conseguimos realizar as reformas necessárias para que cada oficina funcione em seu próprio galpão. Além disso, teremos uma série de atividades extra-escola, incluindo visitas técnicas, visitas a obras de restauração e visitas a construções significativas em Mariana e região, que são fundamentais para complementar as aulas práticas nas oficinas da escola.”
Semana de Integração 2025.1
Os cursos de Alvenaria, Carpintaria, Forjaria, Pintura e Cantaria receberam dezenas de novos alunos, prontos para tornar este período um verdadeiro sucesso.
Para recepcionar os aprendizes uma série de atividades foram realizadas no decorrer de março.
Marcando o início da jornada dos estudantes na escola, os alunos conheceram o plano de atividades de cada curso e foram apresentados à equipe técnica, professores e mestres que irão guiá-los ao longo do semestre.
Eles também tiveram a oportunidade de explorarem as dependências da escola.
Durante essa experiência imersiva, tiveram contato com as matérias-primas, ferramentas e principais técnicas de cada ofício, além de compartilharem expectativas e histórias com seus professores e mestres.
Observando Mariana
Encerrando as atividades de Integração, os alunos participaram de um passeio especial pela cidade de Mariana.

A caminhada pelos principais pontos históricos proporcionou um olhar mais atento sobre o patrimônio local, suas técnicas de construção e restauração, reforçando a importância dos saberes tradicionais que a escola busca preservar e difundir.
O comunicador, Quel Satto, é um dos novos alunos do curso de carpintaria.
Entusiasmado com o início do curso, ele acredita que será o começo de descobertas diárias.
“Minha expectativa é aprender as técnicas de carpintaria, um pouco de marcenaria também e desenvolver mais autonomia para os projetos que pretendo fazer, além de aprender com as próprias mãos esses saberes e trocar experiências com a turma, os professores, sobre esse tipo de prática que eu ainda não tenho experiência. Então pra mim será uma descoberta todo dia!”.
Segurança e capacitação
Outra importante ação marcou o início deste semestre, no último sábado, dia 22.
A equipe técnica e operacional da escola participou do curso de Brigada Orgânica, ministrado pela Ativa Consultoria e Treinamento.
A formação capacitou os colaboradores para atuar em emergências, aplicar primeiros socorros e combater princípios de incêndio, garantindo um ambiente mais seguro para todos.
Além disso, nos encontros iniciais, os novos alunos receberam seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), acompanhados por um treinamento detalhado da Técnica de Segurança do Trabalho, Thaynara Paiva.
O encontro abordou medidas preventivas, vestimentas adequadas e a importância do uso correto dos EPIs, reforçando a cultura da segurança no ambiente de aprendizado.
Sobre a escola
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra.
Tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana.
Dedicada à salvaguarda e à promoção das técnicas tradicionais, a escola dedica-se à formação de indivíduos para cuidarem do patrimônio edificado de maneira sustentável e inovadora.
A Escola está situada na Rua Cônego Amando, 278, Bairro Chácara, Mariana, e tem os telefones (31) 3560-2108 | Whatsapp: (31) 98741-8050 para contato.
Foto: Divulgação