
Mariana, a “capital do esporte”, vai sediar pela primeira vez o Iron Runner Brasil.
No dia 18 de maio, a cidade receberá atletas de diversos cantos do país, dispostos a se aventurar pelas trilhas e montanhas e se encantar com paisagens naturais exuberantes da primeira capital de Minas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ironrunner.com.br.
Quem já participou do Iron Runner destaca a experiência única que a prova proporciona.
A jornalista esportiva, Marina Ferrari, correu a edição de 2019, realizada no Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, e lembra com entusiasmo da vivência. “Foi divertido demais correr uma das minhas primeiras provas de trilha. Percurso bem bonito, arena com uma super atmosfera e com o charme de Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo. Foi um ano marcante, até por conta do rompimento da barragem de Brumadinho. E acredito que a prova tenha levado um pouco de leveza e alegria para a região”, relembra Marina.
A expectativa é de que os atletas possam viver momentos inesquecíveis em um novo cenário deslumbrante.
“Mariana tem tudo para ser uma sede excepcional para o Iron Runner Brasil. A cidade está localizada em uma região montanhosa e, por isso, dispõe de uma variedade impressionante de paisagens naturais. Essa diversidade de trilhas e elevações a torna o lugar ideal para os percursos, atraindo tanto iniciantes quanto corredores experientes que estão em busca de novos desafios”, destacou Lucas Fonda, um dos organizadores da prova.
História
O Iron Runner Brasil nasceu em 2016, e é uma prova do tipo Trail Run (Corrida em Trilhas), ou seja, uma competição que ocorre em terrenos naturais e desafiadores.
Nessa prova, serão oferecidas três categorias diferentes, de acordo com o tamanho do percurso escolhido:
● 21K – com aproximadamente 21 quilômetros – largada prevista para 8hh30
● 14K – com aproximadamente 14 quilômetros – largada prevista para às 8h45
● 7K – com aproximadamente 7 quilômetros – largada prevista para às 9h
Todas as largadas, assim como as chegadas dos atletas, serão na Praça Gomes Freire, onde haverá uma programação cultural diversificada e gratuita.
A expectativa, segundo o secretário de Esportes de Mariana, Bruno Freitas, é de que mais de mil atletas participem desta edição, entre eles muitos marianenses, que terão um incentivo a mais.

“A inscrição, de quem é da cidade, terá um valor menor e especial. Queremos que os atletas locais tenham essa facilidade para usufruir dessa experiência, de disputar uma prova de nível internacional”, disse o secretário.
Os atletas de Mariana, antes de se inscreverem, deverão procurar a Secretaria Municipal de Esportes, presencialmente ou pelo WhatsApp: (31) 3557 2128 – para obter um cupom promocional que lhes concederá um valor especial na inscrição que custará R$ 100,00 (pagamento via boleto ou pix).
Esse benefício será válido somente durante o período promocional das inscrições, que vai até o dia 25 de março de 2025, ou enquanto houver vagas.
Atletas com mais de 60 anos terão desconto automático de 50% no ato da inscrição.
Os grupos e assessorias esportivas com 5 ou mais atletas também terão descontos especiais, mediante um contato com a organização pelo e-mail: contato@ironrunner.com.br.
Além disso, no dia da entrega do kit, todos os competidores deverão doar no mínimo dois quilos de alimentos não perecíveis para confirmar a sua inscrição.
Essas doações serão destinadas para instituições ou programas sociais da cidade.
Economia em movimento
A realização do Iron Runner Brasil 2025, em Mariana, não apenas coloca a cidade no mapa esportivo nacional, mas também promete trazer importantes benefícios econômicos e turísticos.
“É uma excelente oportunidade para divulgar as belezas arquitetônicas e naturais da cidade e, principalmente, fomentar a economia local, tendo em vista que, geralmente, cada atleta traz consigo mais uma pessoa. É por isso que recebemos de braços abertos o Iron Runner, uma prova realizada pelos mesmos organizadores do Iron Biker Brasil, evento solidificado na cidade”, destaca Helielcio Vieira, gestor da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) / Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL).
Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e demais estabelecimentos comerciais devem experimentar um aumento na movimentação, gerando receita adicional para a economia local.
Além disso, a visibilidade proporcionada pela competição servirá como uma vitrine para as belezas naturais e atrativos turísticos de Mariana.
Foto: Divulgação