
Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impõe suas tarifas mundo afora, o chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), Elon Musk fala em congresso italiano que espera uma política de “tarifa zero” entre EUA e Europa.
A fala foi exposta durante uma chamada de vídeo neste sábado (5) em um congresso realizado em Florença, do Partido da Liga, de direita e co-governante da Itália.
“[Eu] espero que se concorde que tanto a Europa quanto os EUA devem se mover idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, esperançou Musk.
O líder dos EUA assinou, no último dia 2, um decreto sobre a imposição de tarifas “recíprocas” sobre as importações americanas.
A taxa mínima de base será de 10%.
A maioria dos países enfrentará taxas mais altas, que o Departamento do Comércio dos EUA explicou serem baseadas no déficit comercial dos Estados Unidos com um determinado país – para que, em vez de déficit, haja equilíbrio.
Neste sábado, manifestação contra Trump e Musk reuniu milhares de pessoas em Washington e em outras cidades dos EUA.