Conhecida nacional e internacionalmente, a Semana Santa em Minas Gerais é vivida essencialmente nas cidades históricas mineiras, com celebrações e manifestações seculares, que datam com até trezentos anos de tradição.
Em Minas, a Semana Santa é o melhor feriado no Estado, superando o Carnaval.
Neste ano, conta outra vez com a promoção do programa Minas Santa, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, que chega à sua terceira edição.
Em Ouro Preto, grande parte das pousadas recebem suas reservas com até cinco anos de antecedência, quando turistas do mundo inteiro vêm conhecer uma das mais belas celebrações religiosas de Minas e do Brasil.
E Ouro Preto vive intensamente os rituais da Semana Santa.
As cerimônias preservaram a liturgia do Ciclo do Ouro, e as igrejas barrocas resplandecem no fervor das celebrações.
O Lava-Pés e o Descendimento da Cruz acontecem diante da Igreja de São Francisco de Assis, obra prima do Aleijadinho.
As procissões do Fogaréu, na Quarta-Feira de Trevas, do Enterro, na Sexta-Feira da Paixão, e a da Ressurreição, no Domingo de Páscoa, são as mais concorridas e emocionantes.
Na noite do Sábado de Aleluia é feito o tapete florido de 2km de extensão, entre as Matrizes de Antônio Dias e do Pilar, em animada participação de moradores e turistas.
Mariana
Em Mariana, a Semana Santa resgata neste ano a Procissão do Fogaréu e reforça seu papel como destino turístico religioso.

Os eventos unem tradição, espiritualidade e patrimônio cultural. Desde os tempos coloniais, a religiosidade moldou a identidade da cidade, consolidada há quase três séculos, com a criação de seu Seminário.
Hoje, essa tradição se mantém viva e atrai fiéis e visitantes de todo o país e do mundo.
A programação contempla celebrações marcantes, como o Ofício de Trevas, o Descendimento da Cruz, a Procissão Luminosa da Paixão e a Procissão da Ressurreição.
Além do profundo simbolismo religioso, essas manifestações revelam a riqueza artística e musical da cidade, proporcionando uma experiência única para moradores e turistas.
Marcando os 280 anos da Arquidiocese de Mariana e o Jubileu da Esperança, entre as novidades deste ano destaca-se o resgate da Procissão do Fogaréu, uma tradição secular que simboliza a busca e prisão de Cristo.
Itabira

Em Itabira, cidade da poesia, a Semana Santa inicia-se tradicionalmente com Via Sacra dos Gravetos e celebra, em seguida, o Setenário, sete noites meditando as dores da Santíssima Virgem, precedendo a Semana Santa.
Neste ano Itabira vive o Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Em Santa Bárbara, o grupo Âncora Companhia de Teatro promove anualmente a tradicional encenação dOs Passos da Agonia.
A intepretação é reconhecida como patrimônio imaterial do município.
Neste ano, a Âncora Companhia de Teatro celebra 50 anos de história e dedicação às artes cênicas no município.
Com grande público, a encenação acontecerá no dia 18 de abril (Sexta-feira da Paixão), a partir das 19h, no Ginásio Emília Mendes da Fonseca, no centro histórico.
Logo após à encenação, se realiza a tradicional Procissão do Corpo de Cristo, com destino à Igreja Matriz de Santo Antônio.
Catas Altas
Em Catas Altas a Semana Santa ocupa todo o Centro Histórico, com encenações utilizando o conjunto arquitetônico como cenário.
Na imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição as passagens bíblicas ganham novas interpretações com a Serra do Caraça ao fundo.
As procissões são programadas para serpentear as ladeiras históricas, com seu belo calçamento em “pé de moleque”, passando em frente de Capelas e igrejas centenárias
Foto: Divulgação e Filipe Augusto/PMI