Ministra Rachel Barros cumpre agenda em Itabira

Com a presença da Ministra Rachel Barros, Itabira inaugura a primeira Casa da Igualdade Racial de Minas Gerais, e se destaca como um dos primeiros municípios do Brasil a receber esse importante equipamento do Governo Federal

Ministra Rachel Barros cumpre agenda em Itabira
Foto: Bruno Fernandes/MIR
Continua após a Publicidade

A agenda da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, em Itabira, na próxima terça-feira (30), será um marco histórico para Minas Gerais.

Às 14h, o município inaugura a primeira Casa da Igualdade Racial do estado, tornando-se uma das primeiras cidades brasileiras a receber esse equipamento público criado pelo Governo Federal.

A cerimônia contará com a presença da deputada federal Dandara, do secretário de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Clédisson Júnior, e representantes dos governos federal, estadual e municipal.

Publicidade

Itabira foi escolhida como um dos primeiros municípios contemplados pelo Programa Mais Igualdade, inaugurando assim a primeira unidade mineira da Casa da Igualdade Racial.

Esta iniciativa faz parte de uma rede nacional ampliada pelo Ministério da Igualdade Racial, com unidades em cidades como Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Pelotas.

Contagem também foi contemplada e em breve inaugurará sua unidade.

A implantação da Casa é especialmente relevante em Itabira, onde cerca de 73% da população se autodeclara preta ou parda.

O espaço será dedicado ao acolhimento, orientação jurídica, atendimento psicossocial, qualificação profissional e articulação de políticas públicas para promover a igualdade racial, valorizar a cultura afro-brasileira e garantir direitos.

O prefeito Marco Antônio Lage destaca que a inauguração da Casa da Igualdade Racial representa um compromisso contínuo com a garantia de direitos, o respeito à diversidade e a construção de uma cidade mais justa e inclusiva. Esta conquista pertence a toda a população itabirana.

Publicidade