Para compartilhar as mais recentes informações sobre a situação da barragem Sul Superior do Gongo Soco, da Vale, e tranquilizar a população, a Defesa Civil do município promoveu, nesta última sexta-feira (22), uma grande reunião com os pais de alunos da Escola Municipal Coronel Câncio.
Realizados no turno da manhã e da tarde, os encontros tiveram a participação do secretário de Meio Ambiente, Rafael Pereira, e membros do grupo de Resgate Voluntário.
Em ambos os momentos, o secretário esclareceu dúvidas dos pais e reafirmou o nível 2 de alerta da barragem. Ele ainda destrinchou o plano de evacuação da escola caso um rompimento ocorra.
De acordo com Rafael Pereira, em caso de ruptura da barragem a lama não atingirá o perímetro urbano do município, de forma que apenas a vazão do rio São João deve aumentar com possibilidade de inundações pontuais. Ainda assim, isso levaria mais de 1 hora após um eventual rompimento.
Mais tranquilizados, os pais e responsáveis pelos estudantes compreenderam o plano de evacuação e concordaram em auxiliar nos procedimentos caso seja necessário.