Documentário da BBC expõe a decadência do Brasil pós-golpe

Publicidade _

A Rede BBC de comunicação da Inglaterra produziu um documentário sobre o ex-presidente Lula e a situação do Brasil. Com o título “Lula: Behind Bars” (Lula: atrás das grades), o programa traz trechos da entrevista feita por Kennedy Alencar.

Intercalando falas de Lula com a narrativa do golpe de 2016 e os desmandos do governo Bolsonaro, a matéria mostra um país em franca decadência, com a piora nos índices econômicos, aumento do desemprego, retirada de direitos dos trabalhadores, etc.

A produção do documentário de 23 minutos impacta também por oferecer uma visão sempre negada a Lula pela imprensa tradicional brasileira: um político que modificou a realidade social de um imenso país e cuja popularidade e reputação atingiram níveis insuportáveis para as elites locais, além de apresentar Sergio Moro como um juiz parcial e Bolsonaro como um risco real ao mundo civilizado.

O Programa está em inglês, mas as falas de Lula são bastante impactantes. Confira:

A princípio, além da BBC, a entrevista seria veiculada pela RedeTV no último sábado (4), mas a emissora brasileira desistiu de exibi-la por motivos ainda desconhecidos.

Demonstrando energia e lucidez, mesmo encarcerado há mais de um ano em uma sala especial da superintendência da Polícia Federal de Curitiba, Lula voltou a pedir as provas de que ele era dono do apartamento triplex pelo qual foi condenado e reafirmou sua inocência.

“Se esse maldito apartamento é meu tem que ter um pagamento, um contrato. A única coisa que me interessa é minha inocência, e eu vou brigar por ela até os últimos dias da minha vida”, pontuou.

Desde a noite de sexta-feira (10) que o termo “documentário BBC” está entre os os assuntos mais comentados do Twitter. O termo faz referência à reportagem do canal britânico BBC World News com trechos da entrevista que o ex-presidente Lula concedeu ao jornalista Kennedy Alencar no dia 3 de maio. A repercussão da entrevista também está expressa na tag #LulaLivreSabadoSDV, que está no terceiro lugar dos ‘Trending Topics’ da rede social.

Publicidade