Na madrugada deste domingo (6/10), a votação para a escolha do samba-enredo da São Clemente para o carnaval do ano que vem definiu a música composta por Marcelo Adnet, André Carvalho, Pedro Machado, Gustavo Albuquerque, Gabriel Machado, Camilo Jorge, Luiz Carlos França e Raphael Candela como a vencedora para embalar a escola na Sapucaí.
O tema da São Clemente para 2020 é O Conto do Vigário, de escolha do carnavaleso Jorge Silveira, e retrata a suposta disputa ocorrida entre as paróquias do Pilar e da Conceição pela imagem de Nossa Senhora. A lenda conta que no século XVIII, para resolver a disputa pela posse da imagem, um dos vigários sugeriu que a santa fosse colocada em um burro entre as duas igrejas, e a imagem ficaria com aquela em que o burro seguisse o caminho. Mas por trás dessa maneira aparentemente justa de resolver a questão, estava um segredo: o vigário que propôs a ideia sabia que o animal já estava acostumado a seguir o caminho do Pilar. Diante disso, não deu outra, e a imagem ficou na posse da paróquia do Pilar, criando assim o termo “conto do vigário”, usado em situações em que alguém conta uma mentira para se dar bem.
O carnavalesco Jorge Silveira não deixou de exaltar a escolha do tema. “A característica da São Clemente é sempre buscar temas divertidos e irreverentes. Sendo assim, eu aproveitei que já conhecia a história de Ouro Preto relacionada ao Conto do Vigário e achei que era o ideal para a São Clemente trazer para o seu universo esse manancial de cultura.”
Os preparativos para o carnaval de 2020 já estão a todo vapor, e a São Clemente promete fazer um lindo retrato de Ouro Preto no sambódromo. Essa ação será muito importante para dar visibilidade ao município em âmbito nacional e até mundial, já que o carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo.
Para quem quiser já ir treinando a cantoria, segue abaixo a letra do samba-enredo:
Meu povo chegou ôô!
A maré vai virar, laiá!
Na ginga, pra frente, lá vem São Clemente
Sem medo de acreditar!
O sino toca na capela e anuncia
Nossa senhora começou a confusão!
Quem vai ficar com a imagem de Maria?
O burro vai tomar a decisão
Mas o jogo estava armado
Era o Conto do Vigário
Nessa terra fértil de enredo
Se aprende desde cedo
Todo papo que se planta, dá
Dom João deu uma volta em Napoleão
Fez da colônia dos malandros capital
Trambique – patrimônio nacional
Tem laranja!
Na minha mão, uma é três e três é dez!
É o bilhete premiado, vendido na rua
Malandro passando terreno na Lua!
Hoje, o vigário de gravata
Abençoa a mamata
Lobo em pele de cordeiro
Eu trago em três dias seu amor
¡La garantía soy yo!
Só trabalho com dinheiro
Chamou o VAR, tá grampeado
Vazou, deu sururu
Tem marajá puxando férias em bangu!
Balança na rede
Abre a janela, aperta o coração
O filtro é a fantasia da beleza
Na virtual roleta da desilusão
Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu!
E o país inteiro assim sambou
Caiu na fake news!