Confira as dicas da Prefeitura de Itabirito para evitar intoxicação alimentar no Carnaval

Foto: Sanderson Pereira
Publicidade _

Vigilância Sanitária alerta e orienta sobre os riscos à saúde durante a folia.

Fevereiro tem Itabirito Folia e, para curtir o Carnaval com saúde, a equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Itabirito reúne algumas informações para a folia ser ainda melhor. Com a mudança de rotina, por conta dos dias de festa, é importante não se descuidar e ficar atento às armadilhas que causam problemas de saúde. “As dicas para manter a saúde da sua família começam com as frutas, legumes e verduras. As saladas que comemos cruas devem ter cuidado muito especial. Devem ser lavadas em água corrente e imersas em solução de água sanitária. Pode seguir as orientações do rótulo desse produto para preparar a solução, geralmente uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água”, explica Luís Fernando Gurgel e Souza, fiscal sanitário da Prefeitura.

O fiscal também esclarece a melhor maneira de descongelar os alimentos: “use a geladeira, deixando de um dia para o outro ou o micro-ondas, para o descongelamento na hora; e jamais os congele novamente”. Também é importante separar os tipos de alimentos, evitando o contato da comida crua com a cozida. “Assim você evita a contaminação entre eles”, pontua.

Outra dica importante para os foliões é: lave bem as mãos antes de mexer com alimentos, principalmente ao voltar do Circuito do Carnaval. “Durante o preparo das suas refeições, limpe a superfície e os utensílios antes e depois da manipulação dos alimentos. Em seguida, lave as mãos novamente. Lavar as mãos com frequência é uma simples prática que evita muitas doenças. Faça dela um hábito!”, destaca Luís Fernando.

E ainda tem mais dicas! Troque e lave diariamente os panos de cozinha e mantenha o ambiente limpo e com lixo sempre tampado. Alimentos cozidos, não consumidos, devem ser bem guardados em potes tampados na geladeira. “Não deixe por muito tempo, consuma tudo em até cinco dias”, enfatiza o fiscal sanitário.

Em caso de sintomas de intoxicação alimentar, como dor abdominal, febre, náusea, vômito e diarréia, procure o serviço de saúde mais próximo. “Lembre-se de relatar ao médico o início dos sintomas, o que comeu durante os últimos três dias e se há mais pessoas do círculo de convivência que manifestaram os mesmos sintomas”, orienta Luís Fernando.

Com todas essas dicas, a folia está garantida!

Publicidade