Profissionais da educação de Mariana contam com espaço dedicado a eles

Publicidade _

Mais um passo dado em prol da educação marianense na noite desta terça-feira, 03. Foi inaugurada a Casa do Professor Presidente Pedro Aleixo, localizada na Rua Direita, 91, centro. O espaço, que é voltado para os professores da rede municipal de educação, conta com sala para reuniões, um acervo de livros para pesquisas, além de acompanhamento pedagógico e psicológico para os profissionais. Os projetos para aprimoramento da casa estão em andamento, sendo construídos de forma coletiva, para que o local possa receber contribuições de todas as pessoas voltadas para a educação.

Durante a inauguração, o prefeito Duarte Júnior ressaltou a atenção que a atual gestão tem dado a educação nos últimos anos. “Passamos por momentos difíceis, mas nunca deixamos de tratar com seriedade a educação. O investimento na área sempre foi acima do que é exigido por lei”, disse, ressaltando as conquistas recentes para a classe dos professores, como o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. “Sabemos o papel importante que os professores assumem na vida dos marianenses, é por isso que tratamos todos com o respeito e atenção que merecem”.

Para a secretária de Educação, Aline Aparecida Silva de Oliveira, a Casa do Professor representa um marco histórico no panorama educacional da cidade. “Esse espaço nasce com um projeto institucional consistente, elaborado junto aos nossos melhores pesquisadores de oferecer ao professor, nas mais diversas áreas, um polo de atualização, por meio de oficinas e lançamentos de livros e exposições, e também um centro de recuperação de memórias da educação e de seus mais valiosos princípios e valores”, afirmou.

O espaço alegrou, não somente aos professores, mas, também, aos pais de alunos, que reconheceram a importância de uma casa para dar suporte aos profissionais. “Meu filho estuda em uma das escolas municipais e é visível o quanto os professores são qualificados. Acredito que essa casa irá agregar muito mais para eles e, conquentemente, para a formação dos alunos”, disse Joana Ribeiro Paes, mãe de João Pedro, 7.

Para a inauguração, uma seleção de escritores da velha guarda marianense foi selecionado para ser exposto, como uma forma de homenagem. Com previsão de pleno funcionamento a partir de fevereiro do ano que vem, o acervo da Biblioteca Benjamin Lemos, que hoje passa por melhorias para acessibilidade, será incorporado ao local, trazendo produções literárias de  inúmeros autores, incluindo grande projetos locais.

A inauguração foi marcada por uma Cantata de Natal, realizada por alunos da rede municipal, como, por exemplo, a Escola Cônego Paulo Diláscio, que apresentou canções natalinas em braile.

Publicidade