Profissionais de saúde recebem treinamento para enfrentamento ao Covid-19 em Ouro Preto

Publicidade _

Profissionais de saúde que irão prestar assistência aos casos suspeitos de Covid-19 passaram por treinamento  na última quinta e sexta-feira, 2 e 3 de abril. Cerca de 32 profissionais de saúde, entre médicos de atenção primária à saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e profissionais da odontologia participaram da capacitação e irão atuar no Centro Avançado de Enfrentamento ao Covid-19 que está sendo criado no Centro de Eventos (antiga Fábrica de tecidos).

O centro avançado terá 50 leitos que atenderão pacientes com quadros de moderado a grave.

Em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UfOP), a iniciativa reforça a importância de seguir os protocolos e orientações sobre manejo clínico de casos suspeitos, a fim de oportunizar a assistência adequada ao paciente.

Dividido em dois dias, o treinamento abordou, dentre outros assuntos, o uso e descarte corretos de EPI’s, as formas corretas de paramentação para os diversos tipos de atendimento e contato com pacientes, procedimento de intubação no Covid-19, protocolo de coletas de exames e manobras de ressuscitação e suporte avançado de vida.

“Foi bastante produtivo.  Um  dia de muita troca, muito aprendizado, de afinação, já pensando na estratégia para o funcionamento do Centro Avançado”, definiu Taciana de Oliveira, da coordenação de atenção secundária”, de Ouro Preto.

O prefeito Júlio Pimenta destacou a necessidade de adotar todas as medidas preventivas e de contenção possíveis neste momento. “Existe a perspectiva de um aumento considerável no número de casos nas próximas semanas, por isso temos que estar preparados para este momento”, declarou.

Publicidade