Em um pronunciamento ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Mariana, Juliano Duarte, prefeito interino, anunciou que vai, ainda essa semana, assinar um protocolo de intenção junto ao Ministério da Saúde para a compra de 60 mil doses da vacina contra o coronavírus.
Além da vacina, o prefeito informou que a secretaria de Saúde vai estar totalmente preparada para a logística de vacinação da população. “Nosso objetivo é vacinar todo nossa população. Não iremos medir esforços. Iremos contratar mais profissionais de Saúde e iremos criar um protocolo de vacinação”, disse Juliano Duarte.
De acordo com o prefeito, assim que a Anvisa – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – libere a compra e autorize o uso da vacina, todo um aparato já vai estar montado para que a população seja imunizada. “Vamos trabalhar até de madrugada para que a nossa população seja vacinada”, adiantou o prefeito.
Mariana na onda vermelha
O aumento dos casos da Covid-19 na cidade de Mariana, que está inserida no programa Minas Consciente do governo estadual, levou o município a retornar para a onda vermelha, onde somente as atividades essenciais, como estabelecimento que comercializam alimentos, podem manter as portas abertas.
O comunicado à população foi feito pelo prefeito em exercício, Juliano Duarte, em uma live nas redes sociais da Prefeitura. Lamentando ter que dar a notícia, prefeito pediu que a população ajudasse neste momento em que a cidade vive um crescimento da doença, intensificando o isolamento social, evitando aglomerações e quando for preciso sair de casa, não deixar de usar a máscara e o álcool em gel. “Em uma reunião com meus secretários e representantes da Aciam traçamos medidas que vão ser adotadas a partir desta quarta-feira”, explicou Duarte.
Uma das medidas, de acordo com o prefeito, é o endurecimento da fiscalização em praças, ruas. bancos e estabelecimentos comerciais que não seguirem as normas recomendadas pelo Comitê de Saúde. A Guarda Civil de Mariana vai ser uma das responsáveis por essa ação. “Vamos contratar, de forma emergencial, agentes de endemia para auxiliar nesta fiscalização. Se for necessário, vamos acionar a Polícia Militar”, ressaltou o prefeito.