
Durante a agenda, Vilela falou sobre o reinício da produção da empresa, que ocorreu em dezembro de 2020 e destacou o propósito da Samarco em fazer uma mineração diferente, alinhada aos princípios de segurança de todo o processo operacional, focada em boas práticas de sustentabilidade e transparência com a comunidade.
A Samarco voltou a operar em dezembro do ano passado com 26% de sua capacidade, “ somente após a implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos, uma concepção operacional diferente e inovadora, sem utilização de barragem, que garante mais segurança”, disse Vilela, que ainda que o diálogo será contínuo nos territórios de atuação da empresa.

“O aprendizado que tivemos ao longo dos anos é que temos que desenvolver programas em parceria com os diversos atores e instituições locais, visando contribuir para o desenvolvimento local cada vez mais sustentável”, falou.
Juliano Duarte conheceu o novo sistema de disposição de rejeitos e o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) e destacou “o quanto é importante a retomada das atividades da Samarco, pois somos um município minerador. Defendemos o retorno da empresa com uma mineração responsável e sustentável. A Samarco gera muitos empregos para o município”, disse o prefeito em exercício de Mariana.
