Os nomes dos candidatos a diretores e vices das escolas da rede municipal de ensino já foram encaminhados para a Secretaria de Educação. Na segunda-feira (19), será realizada a votação pela comunidade escolar das 8h às 17h, nas unidades de ensino e no Centro Educacional de João Monlevade, das 8h às 20h.
O resultado será divulgado na mesma data e a posse e exercício dos novos gestores escolhidos será em janeiro de 2023. Podem votar nesse processo os servidores da escola (inclusive contratados), alunos com idade igual ou superior a 14 anos e pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 14 anos.
A Secretaria Municipal de Educação apresentou nessa terça-feira (13) os nomes dos candidatos que concorrerão para a gestão das escolas a partir do ano que vem. As escolas municipais Monteiro Lobato, Efigênio Mota, Cônego Higino de Freitas, Emip e Germin Loureiro terão apenas uma única chapa concorrendo à direção. Já as escolas Eugênia Sharlé, Cicinha Moura, Promorar e Centro Educacional terão duas chapas. Lembrando que os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis/creches) não terão eleição diante de suas características e peculiaridades, com isso continuam com a mesma diretoria.
Candidatos
Para a escola Eugênia Sharlé concorrem: Lúcia Aparecida Silva e Jesilene Miranda e numa outra chapa André Luiz Duarte e Conceição Brandão.
No Centro Educacional estão em uma chapa Dilson Florêncio e Jalula Maria Lage e em outra os professores Patrick Ferreira e Djalila Martins Lage.
Na escola Promorar estão na disputa Márcio Soares Egídio e Lúcia Helena de Souza contra Alexandre Flávio Silva e Rúmia Castro.
No Cicinha Moura, única escola integral na cidade, concorrem a atual diretora Débora Martins e Sônia Silva numa chapa. E, em outra, as educadoras Rosimeire Guerra e Marília Mendes.
Nas escolas Cônego Higino de Freitas e Germin Loureiro (Vale do Sol) permanecem uma única chapa formada pelos atuais gestores: Fabrício Nereu e Adriana Lima Lage (Cônego) e Luciene Aparecida Gomes e Maria Vasconcelos (Germin Loureiro).
Na escola Governador Israel Pinheiro (Emip), os professores Júlio César Gomes e Elenice Martins são a única chapa na disputa assim como na Efigênio Mota com Sandra Albano e Vanilza Costa e no Monteiro Lobato com Dulcinéia Martins e Heverlaine Bretas Bicalho.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, o processo de consulta à comunidade escolar foi defendido pela atual administração. “Esse foi um compromisso de campanha, sendo uma forma de gestão democrática que fortalece os vínculos entre toda a comunidade escolar”, garante. Ela lembra que cabe ao Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e conselhos escolares o acompanhamento e fiscalização do processo de eleição e aos gestores das unidades de ensino, a realização de assembleia escolar.