Prefeito de Itabira assume vice-presidência da Federação Nacional de Prefeitos

Marco Antônio Lage vai representar as cidades mineradores na direção da entidade que reúne os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes

Prefeito de Itabira assume vice-presidência da Federação Nacional de Prefeitos
Presidente Lula e Marco Antônio Lage
Publicidade _

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, tomou posse, nesta terça-feira (14), como vice-presidente da Federação Nacional de Prefeitos (FNP). O chefe do Executivo vai representar as cidades mineradoras na direção da entidade que reúne os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. A cerimônia em Brasília contou com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros do Governo Federal.

A posse se deu durante a 84ª Reunião Geral da FNP. O atual presidente, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, foi reconduzido como presidente da entidade. Marco Antônio Lage assume, para o biênio 2023-2025, o cargo que antes era ocupado pelo prefeito de Parauapebas/PA, Darci Lermen.

Durante a posse, a FNP entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras. Pautas prioritárias das médias e grandes cidades, como mobilidade urbana, reforma tributária, mudanças climáticas e sustentabilidade urbana, além de saúde, educação e déficit habitacional estão presentes no documento.

“Itabira entra de vez nas discussões políticas mais importantes do país. Teremos voz e vez nos debates e nas agendas nacionais, contribuindo com toda a nossa experiência, marcando a posição de um dos municípios que há mais tempo carrega consigo todos os impactos da mineração”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage sobre o papel que Itabira terá na FNP.

A plenária final da FNP, que marcou a posse dos novos diretores, também contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Andrade; Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Costa; das Cidades, Jader Costa; da secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; da Secretaria de Relações Institucionais; Alexandre Padilha, presidente da Caixa, Rita Serrano; além de parlamentares e prefeitos de todo o país.

Publicidade