Ouro Preto, a cidade dos inconfidentes e da liberdade, é o cenário ideal para se conectar com a história e vislumbrar o futuro. E é exatamente isso que a Semana da Inconfidência em Conexões, promovida pelo Governo de Minas e a Prefeitura de Ouro Preto, oferece aos moradores e turistas que visitam a cidade patrimônio mundial da humanidade, de 14 a 21 de abril.
O evento apresenta uma variada programação gratuita que integra diversos projetos em desenvolvimento na cidade, conectando ações voltadas para a história, arte, cultura e educação. Os bairros Antônio Dias, Alto das Dores, Santa Efigênia, Veloso, Padre Faria, Piedade, Santana e o distrito de Antônio Pereira serão integrados pela festa, além da tradicional Praça Tiradentes e ruas do centro histórico. As escolas também receberão programação, tornando o evento ainda mais abrangente.
A iniciativa tem como propósito promover uma nova abordagem para as comemorações da Inconfidência em Ouro Preto, estimulando articulações que contribuam para o constante desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa na cidade. A proposta é que, anualmente, a Semana da Inconfidência em Conexões seja um momento de celebração, conexões criativas, valorização e desenvolvimento da produção de arte e cultura.
Para tornar tudo isso possível, a Semana da Inconfidência em Conexões conta com o apoio de importantes parceiros como a Gerdau, Fundação de Arte Ouro Preto (FAOP), Museu da Inconfidência, SESC, Instituto Território Criativo, Stratégia Comunicação, Sons do Brasil, Bento Produção Cultural, Planeta Cultura & Sustentabilidade, além de associações de bairros e escolas da cidade de Ouro Preto.

Tiradentes
A charmosa cidade de Tiradentes não poderia ficar de fora das comemorações do feriado de Tiradentes. De 14 a 23 de abril, além das tradicionais atividades cívicas do dia 21, que incluem hasteamento de bandeiras, desfiles e apresentações musicais, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência gastronômica única no espaço Mineiridade, montado especialmente para a ocasião no Largo das Forras.
A cozinha mineira, com seus queijos típicos, cafés aromáticos e quitandas irresistíveis, será o grande protagonista. Além de saborear essas delícias, os visitantes poderão aprender mais sobre como prepará-las, participando de cursos sobre torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, entre outras opções. O evento é um verdadeiro banquete para os sentidos e uma oportunidade de explorar a rica cultura culinária de Minas Gerais. Não perca essa chance!